Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Mariana Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Viégas, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Capossoli, Eduardo Folco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T23:52:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T23:52:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Mariana_Silva_de_Andrade_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597861 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com este caderno de propostas pedagógicas, proporemos formas de se realizar aulas de campo interdisciplinares, a partir das aulas de Ciências, voltadas para a temática da Educação Ambiental. Para isso, partimos da nossa experiência através das aulas de campo realizadas na Reserva Biológica do Tinguá e no rio Tatu Gamela, com turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, da escola Centro Educacional Aragão Torquato, localizada no município de Nova Iguaçu. Além das aulas de campo, realizamos também aulas anteriores e posteriores, onde discutimos sobre aspectos biológicos referentes à aula de campo, e também sobre outras dimensões observadas durante essas aulas – histórica, geográfica, social, política, entre outras – com o objetivo de alcançarmos uma maior reflexão a respeito de questões relacionadas à Educação Ambiental. Acreditamos que as aulas de campo podem contribuir para a potencialização da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares de maneira interdisciplinar, por possibilitar a observação da natureza e o estudo das relações entre os seres vivos, e da relação do homem com o meio ambiente, em seus aspectos culturais, sociais, históricos e políticos. Nesse sentido, ressaltamos que a concepção de Educação Ambiental que acreditamos e adotamos no desenvolvimento das atividades deste produto está pautada no paradigma da Teoria Crítica, defendida, entre outros autores brasileiros, por Mauro Guimarães e Carlos Frederico Loureiro, que tem como um de seus objetivos a compreensão da complexidade que envolve os problemas socioambientais, reconhecendo as dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e culturais que estão interconectadas a estes. Esperamos, então, que este material possa ser explorado e adaptado para cada contexto escolar e possa servir de subsídio, não apenas para professores de Ciências, mas também de outras áreas do conhecimento, que desejam planejar aulas de campo voltadas para discussão de questões relacionadas à Educação Ambiental em uma perspectiva Crítica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6485 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | Caderno de orientações pedagógicas para a realização de aulas de campo na Baixada Fluminense, voltadas para a temática da educação ambiental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Mariana_Silva_de_Andrade_prod.pdf | 6.48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597861/2/Mariana_Silva_de_Andrade_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons