Caderno de orientações pedagógicas para a realização de aulas de campo na Baixada Fluminense, voltadas para a temática da educação ambiental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAndrade, Mariana Silva de-
Autor(es): dc.contributor.authorViégas, Aline-
Autor(es): dc.contributor.authorCapossoli, Eduardo Folco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T23:52:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T23:52:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-23-
identificador: dc.identifier.otherMariana_Silva_de_Andrade_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597861-
Resumo: dc.description.abstractCom este caderno de propostas pedagógicas, proporemos formas de se realizar aulas de campo interdisciplinares, a partir das aulas de Ciências, voltadas para a temática da Educação Ambiental. Para isso, partimos da nossa experiência através das aulas de campo realizadas na Reserva Biológica do Tinguá e no rio Tatu Gamela, com turmas do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental, da escola Centro Educacional Aragão Torquato, localizada no município de Nova Iguaçu. Além das aulas de campo, realizamos também aulas anteriores e posteriores, onde discutimos sobre aspectos biológicos referentes à aula de campo, e também sobre outras dimensões observadas durante essas aulas – histórica, geográfica, social, política, entre outras – com o objetivo de alcançarmos uma maior reflexão a respeito de questões relacionadas à Educação Ambiental. Acreditamos que as aulas de campo podem contribuir para a potencialização da inserção da Educação Ambiental nos currículos escolares de maneira interdisciplinar, por possibilitar a observação da natureza e o estudo das relações entre os seres vivos, e da relação do homem com o meio ambiente, em seus aspectos culturais, sociais, históricos e políticos. Nesse sentido, ressaltamos que a concepção de Educação Ambiental que acreditamos e adotamos no desenvolvimento das atividades deste produto está pautada no paradigma da Teoria Crítica, defendida, entre outros autores brasileiros, por Mauro Guimarães e Carlos Frederico Loureiro, que tem como um de seus objetivos a compreensão da complexidade que envolve os problemas socioambientais, reconhecendo as dimensões históricas, políticas, sociais, econômicas e culturais que estão interconectadas a estes. Esperamos, então, que este material possa ser explorado e adaptado para cada contexto escolar e possa servir de subsídio, não apenas para professores de Ciências, mas também de outras áreas do conhecimento, que desejam planejar aulas de campo voltadas para discussão de questões relacionadas à Educação Ambiental em uma perspectiva Crítica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6485pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAula de campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Título: dc.titleCaderno de orientações pedagógicas para a realização de aulas de campo na Baixada Fluminense, voltadas para a temática da educação ambientalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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