Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Albuquerque, Gislene Amaro de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Kátia Regina Xavier da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T23:42:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T23:42:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-04-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gislene_Amaro_de_Albuquerque_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597860 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional que se apresenta foi o resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou responder a seguinte questão: de que forma as aulas de Educação Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem contribuir para o esclarecimento dos estudantes sobre os benefícios da prática de atividades físicas para a saúde? O material desenvolvido foi a Unidade Didática Saúde na Escola, que se propõe a servir como instrumento de conscientização dos estudantes e de ferramenta para o professor de Educação Física que deseja desenvolver a temática educação em saúde na escola com a EJA, por meio de reflexões e vivências planejadas com base na Teoria da Autoeficácia. A autoeficácia, que tem como referência o psicólogo Albert Bandura, parte da ideia de que todo ser humano pode se tornar agente de sua própria vida, agir com intenções e exercer controle sobre suas ações. Essa conduta, denominada por ele agência humana, se reflete na vida pessoal, no ambiente que cerca a pessoa e na sociedade na qual o indivíduo está inserido. De acordo com um levantamento feito, durante a pesquisa, junto a estudantes da EJA de uma escola da rede pública do Rio de Janeiro, esta unidade didática traz inúmeras contribuições para que eles possam refletir sobre conceitos ligados à saúde, mudanças de hábitos e adoção de novos comportamentos relacionados à prevenção de doenças e a melhora da qualidade de vida. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 660 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Autoeficácia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade Física | pt_BR |
Título: dc.title | Unidade Didática Saúde na Escola: Um debate sobre Educação em Saúde nas aulas de Educação Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Gislene_Amaro_de_Albuquerque_prod.pdf | 659,44 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597860/2/Gislene_Amaro_de_Albuquerque_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons