Unidade Didática Saúde na Escola: Um debate sobre Educação em Saúde nas aulas de Educação Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlbuquerque, Gislene Amaro de-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Kátia Regina Xavier da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T23:42:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T23:42:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-04-16-
identificador: dc.identifier.otherGislene_Amaro_de_Albuquerque_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597860-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional que se apresenta foi o resultado de uma pesquisa de mestrado que buscou responder a seguinte questão: de que forma as aulas de Educação Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem contribuir para o esclarecimento dos estudantes sobre os benefícios da prática de atividades físicas para a saúde? O material desenvolvido foi a Unidade Didática Saúde na Escola, que se propõe a servir como instrumento de conscientização dos estudantes e de ferramenta para o professor de Educação Física que deseja desenvolver a temática educação em saúde na escola com a EJA, por meio de reflexões e vivências planejadas com base na Teoria da Autoeficácia. A autoeficácia, que tem como referência o psicólogo Albert Bandura, parte da ideia de que todo ser humano pode se tornar agente de sua própria vida, agir com intenções e exercer controle sobre suas ações. Essa conduta, denominada por ele agência humana, se reflete na vida pessoal, no ambiente que cerca a pessoa e na sociedade na qual o indivíduo está inserido. De acordo com um levantamento feito, durante a pesquisa, junto a estudantes da EJA de uma escola da rede pública do Rio de Janeiro, esta unidade didática traz inúmeras contribuições para que eles possam refletir sobre conceitos ligados à saúde, mudanças de hábitos e adoção de novos comportamentos relacionados à prevenção de doenças e a melhora da qualidade de vida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent660pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoeficáciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAtividade Físicapt_BR
Título: dc.titleUnidade Didática Saúde na Escola: Um debate sobre Educação em Saúde nas aulas de Educação Física da Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons