A GEOGRAFIA POR MEIO DO JOGO: CADERNO DE ORIENTAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO JOGO COLABORATIVO “O NOSSO LUGAR”

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFantinato, Carolina Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorMattos, Francisco Roberto Pinto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T23:12:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T23:12:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-02-
identificador: dc.identifier.otherCarolina_Alves_Fantinato_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597859-
Resumo: dc.description.abstractEste caderno tem como proposta orientar os professores para a criação do jogo “O Nosso Lugar” a fim de incentivar outros docentes a criarem e utilizarem esse material como um recurso pedagógico em sala de aula. Iremos elaborar um roteiro que mostrará como investigamos pontos de referência próximos à escola, valorizando o conhecimento dos alunos sobre a vizinhança, para construirmos um jogo de tabuleiro que aplicasse o conteúdo de geografia e ensinasse o conceito de lugar de forma crítica. Descreveremos, inicialmente, as justificativas para a criação do jogo de maneira geral e, posteriormente, detalharemos o material criado para ser aplicado na Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Optamos por selecionar um conteúdo de geografia para verificar as habilidades propostas nas orientações curriculares da cidade do Rio em 2016 para o sexto ano do Ensino Fundamental. Alguns dos desafios serão: localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas e trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Alguns terão relação com aspectos históricos do lugar e outros irão propor um debate sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Mais do que ser um material complementar à aprendizagem do conteúdo, queremos problematizar as relações do aluno com o lugar, com as práticas sociais que acontecem na escola, debater sobre opiniões que incentivam a manutenção desses discursos. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em diferentes contextos sociais e seja utilizado principalmente em bairros periféricos. Esperamos desenvolver a criticidade nos alunos sobre práticas sociais comuns da comunidade e torná-los orgulhosos do bairro onde habitam.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6997pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLugarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJogopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Colaborativapt_BR
Título: dc.titleA GEOGRAFIA POR MEIO DO JOGO: CADERNO DE ORIENTAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO JOGO COLABORATIVO “O NOSSO LUGAR”pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons