Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Fantinato, Carolina Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mattos, Francisco Roberto Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T23:12:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T23:12:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Carolina_Alves_Fantinato_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597859 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este caderno tem como proposta orientar os professores para a criação do jogo “O Nosso Lugar” a fim de incentivar outros docentes a criarem e utilizarem esse material como um recurso pedagógico em sala de aula. Iremos elaborar um roteiro que mostrará como investigamos pontos de referência próximos à escola, valorizando o conhecimento dos alunos sobre a vizinhança, para construirmos um jogo de tabuleiro que aplicasse o conteúdo de geografia e ensinasse o conceito de lugar de forma crítica. Descreveremos, inicialmente, as justificativas para a criação do jogo de maneira geral e, posteriormente, detalharemos o material criado para ser aplicado na Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Optamos por selecionar um conteúdo de geografia para verificar as habilidades propostas nas orientações curriculares da cidade do Rio em 2016 para o sexto ano do Ensino Fundamental. Alguns dos desafios serão: localizar pontos no espaço geográfico com ajuda das coordenadas geográficas e trabalhar a escala cartográfica a partir da Escola Municipal Jornalista e Escritor Daniel Piza. Alguns terão relação com aspectos históricos do lugar e outros irão propor um debate sobre as desigualdades presentes na nossa sociedade. Mais do que ser um material complementar à aprendizagem do conteúdo, queremos problematizar as relações do aluno com o lugar, com as práticas sociais que acontecem na escola, debater sobre opiniões que incentivam a manutenção desses discursos. Esperamos, portanto, que esse material possa ser adequado em diferentes contextos sociais e seja utilizado principalmente em bairros periféricos. Esperamos desenvolver a criticidade nos alunos sobre práticas sociais comuns da comunidade e torná-los orgulhosos do bairro onde habitam. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6997 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Lugar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Jogo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Colaborativa | pt_BR |
Título: dc.title | A GEOGRAFIA POR MEIO DO JOGO: CADERNO DE ORIENTAÇÃO PARA A CRIAÇÃO DO JOGO COLABORATIVO “O NOSSO LUGAR” | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Carolina_Alves_Fantinato_prod.pdf | 7 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597859/2/Carolina_Alves_Fantinato_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons