Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Magela, Aline da Silva Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kuperman, Esther | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T22:51:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T22:51:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Aline_da_Silva_Xavier_Magela_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597858 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Base Nacional Comum Curricular é o documento oficial que norteia o trabalho dos professores que atuam na educação básica no Brasil. Mesmo tendo a Pedagogia das Competências como elemento central, o documento deixa lacunas ao não orientar professores sobre como realizar atividades voltadas para este fim. Por este motivo o presente material, se constitui como caderno de orientação pedagógica destinado a professores de Geografia atuantes nos anos finais do ensino fundamental. Este produto foi elaborado a partir dos resultados encontrados em pesquisa exploratória realizada com professores de Geografia, que buscou investigar os conhecimentos desses docentes sobre as orientações curriculares e as competências prescritas ao ensino de Geografia. O Caderno é composto por atividades que exploram a competência voltada à investigação para a compreensão do mundo, utilizando ferramentas geográficas, ou seja, categorias e princípios do Raciocínio Geográfico. Essas atividades visam contribuir com o professor no planejamento de suas atividades, auxiliando-o na abordagem das propostas da Base e no uso de diferentes recursos didáticos voltados para o desenvolvimento da competência em questão nos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4277 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Competências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
Título: dc.title | Investigar para compreender o mundo: trabalhando por competências | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Aline_da_Silva_Xavier_Magela_prod.pdf | 4.28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597858/2/Aline_da_Silva_Xavier_Magela_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons