SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM LETRAMENTOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBOSA, Irene A. T.-
Autor(es): dc.contributor.authorMACHADO, Veruska R.-
Autor(es): dc.contributor.authorSALVIANO, Marcelo F.-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-02T17:45:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-02T17:45:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-01-29-
identificador: dc.identifier.otherSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM LETRAMENTOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597851-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultante da Dissertação “Letramentos no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina: uma estratégia interdisciplinar”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Brasília. As Sequências Didáticas visam contribuir para a formação integral de estudantes do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, por meio da inter-relação de saberes cotidianos e disciplinares promovida pelos gêneros discursivos para de proporcionar ao educando o desenvolvimento da competência discursiva, na sua vida escolar, profissional e social. Em vista disso, propõem uma experiência de prática de letramento de forma interdisciplinar, observando as relações teórico-práticas entre algumas disciplinas da formação geral e técnica, através da participação em eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre pessoas. As atividades propostas trazem um estudo de conhecimentos de informática instrumental por meio de atividades digitais, construção de saberes da área técnica de agroecologia e gestão ambiental, proporcionando situações interativas com o meio, privilegiando temas e vivências de situações próximas ao seu cotidiano. Nessa linha, as SD estão fundamentadas na problematização de conceitos por meio das vivências e interesses dos estudantes em seu contexto social e por meio do diálogo entre as disciplinas, proporcionando avanços progressivos das competências discursivas. Ensinar a ler e a escrever a fim de atender os usos sociais não limita a formação humana ao exercício de uma profissão. Está relacionado com a necessidade de promoção de uma educação integral/omnilateral, a formação politécnica e a integração das disciplinas propedêuticas e técnicas sob os eixos das categorias do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia fundamentados no currículo integrado (RAMOS, 2005 apud FRIGOTTO; CIAVATTA, 2005). As SD contemplaram alguns gêneros discursivos como a carta aberta, o relatório e o podcast, esse último como gênero e suporte, ampliando conhecimentos sobre os usos sociais da escrita. As atividades são desenvolvidas em etapas, começando com uma apresentação da situação de comunicação por meio de uma atividade de sensibilização, entendimento do gênero textual a ser produzido, seguindo com uma produção inicial desses gêneros, atividades diversificadas nas diferentes etapas e a produção final, seguida da publicação e circulação do conteúdo produzido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent28 pgspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramentos. Gêneros discursivos. Ensino médio integrado. Sequência didática. Interdisciplinaridadept_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM LETRAMENTOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICApt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Produto Educacional SD.pdfProduto educacional resultante da Dissertação “Letramentos no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina: uma estratégia interdisciplinar”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Brasília.10,23 MBAdobe PDF/bitstream/capes/597851/1/Produto Educacional SD.pdfDownload