Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBOSA, Irene A. T. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | MACHADO, Veruska R. | - |
Autor(es): dc.contributor.author | SALVIANO, Marcelo F. | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-02T17:45:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-02T17:45:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-01-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM LETRAMENTOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597851 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultante da Dissertação “Letramentos no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina: uma estratégia interdisciplinar”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Brasília. As Sequências Didáticas visam contribuir para a formação integral de estudantes do Ensino Médio Integrado em Agropecuária, por meio da inter-relação de saberes cotidianos e disciplinares promovida pelos gêneros discursivos para de proporcionar ao educando o desenvolvimento da competência discursiva, na sua vida escolar, profissional e social. Em vista disso, propõem uma experiência de prática de letramento de forma interdisciplinar, observando as relações teórico-práticas entre algumas disciplinas da formação geral e técnica, através da participação em eventos em que a escrita é parte integrante da interação entre pessoas. As atividades propostas trazem um estudo de conhecimentos de informática instrumental por meio de atividades digitais, construção de saberes da área técnica de agroecologia e gestão ambiental, proporcionando situações interativas com o meio, privilegiando temas e vivências de situações próximas ao seu cotidiano. Nessa linha, as SD estão fundamentadas na problematização de conceitos por meio das vivências e interesses dos estudantes em seu contexto social e por meio do diálogo entre as disciplinas, proporcionando avanços progressivos das competências discursivas. Ensinar a ler e a escrever a fim de atender os usos sociais não limita a formação humana ao exercício de uma profissão. Está relacionado com a necessidade de promoção de uma educação integral/omnilateral, a formação politécnica e a integração das disciplinas propedêuticas e técnicas sob os eixos das categorias do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia fundamentados no currículo integrado (RAMOS, 2005 apud FRIGOTTO; CIAVATTA, 2005). As SD contemplaram alguns gêneros discursivos como a carta aberta, o relatório e o podcast, esse último como gênero e suporte, ampliando conhecimentos sobre os usos sociais da escrita. As atividades são desenvolvidas em etapas, começando com uma apresentação da situação de comunicação por meio de uma atividade de sensibilização, entendimento do gênero textual a ser produzido, seguindo com uma produção inicial desses gêneros, atividades diversificadas nas diferentes etapas e a produção final, seguida da publicação e circulação do conteúdo produzido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 28 pgs | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramentos. Gêneros discursivos. Ensino médio integrado. Sequência didática. Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS COM LETRAMENTOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto Educacional SD.pdf | Produto educacional resultante da Dissertação “Letramentos no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina: uma estratégia interdisciplinar”, do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do Instituto Federal de Brasília. | 10,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597851/1/Produto Educacional SD.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: