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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Rafael Bertoldi dos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maissiat, Jaqueline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Deane Monteiro Vieira Costa, Deane Monteiro Vieira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-01T11:04:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-01T11:04:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Televisão_Formação_Continuada_Professores | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597842 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa procurou contribuir e proporcionar discussões e reflexões sobre como a produção televisiva e seus indicadores sociais podem conduzir um debate crítico por parte do sujeito, auxiliando na apreensão dos conteúdos do currículo do Ensino Médio. Vale ressaltar que a televisão ainda é meio de comunicação e entretenimento mais popular no Brasil. Nosso intuito foi demonstrar que tal meio de comunicação pode ser estimulante por trazer temas de grande relevância social que merecem debate em sala de aula, como: representações dos corpos, relações de gênero, classe, modelo eurocêntrico, heteronormatividade e outros tantos marcadores. A partir desses debates pudemos refletir sobre as potenciais implicações da televisão na educação e na sociedade, bem como estimular seu uso consciente. Para tanto, durante todo o percurso, optamos pela pesquisa qualitativa, de cunho dialógico, na perspectiva da pesquisa participante e uma metodologia de ensino (utilizada na formação de professores) sob a ótica Freiriana, buscando um paralelismo com a produção televisiva. Através da formação continuada oferecida por intermédio da plataforma Moodle do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), buscamos, de forma coletiva, auxiliar os professores no desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, tanto deles como de seus alunos, para a resolução e enfrentamento de problemas ligados a educação formal, emancipação e humanização do sujeito. As contribuições dos professores participantes da formação permitiram a validação de conteúdos apresentados no decorrer do referido curso, que por sua vez foi adaptado para um ebook sobre educação e televisão, que se constitui de um subsídio que permite os docentes pensar, refletir e criar novas possibilidades para a sua prática educativa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 9.58 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Televisão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Emancipação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação continuada de professores | pt_BR |
Título: dc.title | Educação e televisão: formação de professores do ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação em Ensino de Humanidades | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Pesquisa de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
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