Educação e televisão: formação de professores do ensino médio

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Rafael Bertoldi dos-
Autor(es): dc.contributor.authorMaissiat, Jaqueline-
Autor(es): dc.contributor.authorDeane Monteiro Vieira Costa, Deane Monteiro Vieira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-01T11:04:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-01T11:04:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO_EDUCACIONAL_Educação_Televisão_Formação_Continuada_Professorespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597842-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa procurou contribuir e proporcionar discussões e reflexões sobre como a produção televisiva e seus indicadores sociais podem conduzir um debate crítico por parte do sujeito, auxiliando na apreensão dos conteúdos do currículo do Ensino Médio. Vale ressaltar que a televisão ainda é meio de comunicação e entretenimento mais popular no Brasil. Nosso intuito foi demonstrar que tal meio de comunicação pode ser estimulante por trazer temas de grande relevância social que merecem debate em sala de aula, como: representações dos corpos, relações de gênero, classe, modelo eurocêntrico, heteronormatividade e outros tantos marcadores. A partir desses debates pudemos refletir sobre as potenciais implicações da televisão na educação e na sociedade, bem como estimular seu uso consciente. Para tanto, durante todo o percurso, optamos pela pesquisa qualitativa, de cunho dialógico, na perspectiva da pesquisa participante e uma metodologia de ensino (utilizada na formação de professores) sob a ótica Freiriana, buscando um paralelismo com a produção televisiva. Através da formação continuada oferecida por intermédio da plataforma Moodle do Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (CEFOR) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), buscamos, de forma coletiva, auxiliar os professores no desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, tanto deles como de seus alunos, para a resolução e enfrentamento de problemas ligados a educação formal, emancipação e humanização do sujeito. As contribuições dos professores participantes da formação permitiram a validação de conteúdos apresentados no decorrer do referido curso, que por sua vez foi adaptado para um ebook sobre educação e televisão, que se constitui de um subsídio que permite os docentes pensar, refletir e criar novas possibilidades para a sua prática educativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.58 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTelevisãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmancipaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação continuada de professorespt_BR
Título: dc.titleEducação e televisão: formação de professores do ensino médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de mestradopt_BR
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