Aprendizagem Baseada em Empreendedorismo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas - IFAMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida Cardoso, Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-01T00:40:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-01T00:40:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-31-
identificador: dc.identifier.otherAprendizagem Baseada em Empreendedorismopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597840-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta o produto educacional Aprendizagem Baseada em Empreendedorismo (Entrepreneurship Based Learning), fruto de pesquisa de mestrado apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Trata-se de uma proposta de ensino facilitadora da aprendizagem, elaborada e organizada a partir de princípios de empreendedorismo aplicado especificamente à Educação Profissional Técnica de Nível Médio - EPTNM. Seu objetivo é servir como ferramenta para o aperfeiçoamento das maneiras de ensinar dos professores e das formas de aprender dos alunos dessa modalidade educacional, oferecendo um conceito de ensino que, se aplicado dentro das condições adequadas, fornece subsídios para a elevação dos índices de sucesso acadêmico dos alunos de EPTNM. Nesse material está disponível a síntese da experiência de aplicação do protótipo desenvolvido no local da pesquisa para que os professores que a ele tiverem acesso possam obter subsídios quanto à utilização com suas turmas, dentro do contexto de ensino da EPTNM, seja em sala de aula ou em outros ambientes educacionais conexos. A organização consiste de quatro partes: referencial, que traz algumas referências utilizadas para fundamentação do que se propõe; método, que é o conceito do produto em si; aplicação, com alguns exemplos de projetos desenvolvidos na perspectiva EBL; e resultados, onde pode ser visualizado, como o próprio nome diz, o resultado da aplicação da proposta. O modelo EBL é constituído por seis categorias complementares entre si: missão, estratégia, processo, mentoria, protótipo e resultado; cada uma delas está descrita no percurso da proposta. Por último estão algumas considerações para alunos, professores e instituição que se pretendam empreendedores e vejam na educação um veículo de desenvolvimento e progresso através do empreendedorismo. Esperamos que este trabalho contribua para as realizações de professores e alunos de EPTNM.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7.001KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Empreendedorapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional Técnicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Baseada em Empreendedorismopt_BR
Título: dc.titleAprendizagem Baseada em Empreendedorismopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeimagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais