A autoestima na Dança-Educação: Uma estratégia com abordagem somática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Érica Viviane Bianna dos-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Marcia Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T23:24:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T23:24:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-01-
identificador: dc.identifier.otherErica_Viviane_Bianna_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597839-
Resumo: dc.description.abstractO livro digital, aqui apresentado, contém quinze atividades para a prática de Dança, resultado da Dissertação desenvolvida no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II, PROPGPEC. As autoras, Érica Viviane Bianna dos Reis, licenciada em Dança, pela Universidade Estácio de Sá e Marcia Martins de Oliveira, Doutora em Ciência da Informação, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, construíram esta proposta didática, direcionada aos professores de Arte e Educação Física que atuam na Educação Básica. Objetiva-se que este material possa auxiliar a prática de docentes que buscam estratégias que contribuam para a elevação da autoestima dos estudantes. A escolha das atividades, aqui apresentadas, deu-se a partir da seleção de experiências realizadas durante as aulas de Dança, atividades citadas por quinze adolescentes,com idades entre treze e dezessete anos, inseridos em um Projeto-Piloto de Dança, desenvolvido no Campus São Cristóvão II do Colégio Pedro II. Através de entrevistas, considerando-se os conceitos de corpo enquanto experiência e de autoestima, foram identificadas vivências positivas que, na percepção dos estudantes, provocaram sensações de autovalorização, autorrealização, autoaceitação em relação ao corpo, segurança, autoconfiança, pertencimento de um grupo; auxiliando a superação de limites ou de dificuldades, eventualmente, encontradas. A partir desses resultados, as evidências científicas apontam que a elevação da autoestima está relacionada à abordagem somática no Ensino da Dança na Escola. Este produto educacional é uma importante ferramenta de apoio para o equilíbrio emocional dos adolescentes, tanto na dimensão socioafetiva quanto na artística e corporal. As atividades propostas estão direcionadas para o Ensino Fundamental II, no entanto a sua aplicabilidade estende-se a diferentes níveis de Ensino, com as devidas adaptações ao currículo e ao contexto escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2195pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Dançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Somáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAutoestimapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCorporeidadept_BR
Título: dc.titleA autoestima na Dança-Educação: Uma estratégia com abordagem somáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons