DANÇA CRIANÇA!: O protagonismo infantil em ação

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Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTrigo, Carla Verônica Cesar-
Autor(es): dc.contributor.authorSalvador, Marco Antonio Santoro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T23:03:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T23:03:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-08-
identificador: dc.identifier.otherCarla_Veronica_Cesar_Trigo_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597838-
Resumo: dc.description.abstractEste Produto Educacional é resultante da pesquisa “Dança na Educação Infantil: a criança como protagonista na construção do conhecimento”, realizada no Mestrado Profissional em Práticas da Educação Básica. Ele destina-se aos professores licenciados em Dança que atuam no contexto educacional com a etapa da Educação Infantil e também àqueles que buscam desenvolver conteúdos ou projetos que envolvam essa linguagem. Sua proposta consiste em, com base no escopo da dissertação, fundamentar e apresentar o videodança como uma possibilidade de reelaboração da experiência pedagógica no Ensino de Dança para a Educação Infantil. O videodança produzido expõe os resultados obtidos durante a intervenção, registrados ao longo do processo por meio de vídeos, áudios e fotografias. O campo da pesquisa foi o Projeto “Dança Criança!”, desenvolvido no Centro de Referência em Educação Infantil do Colégio Pedro II e teve como questão a seguinte pergunta: o que propicia a criança desempenhar o papel de protagonista no processo de construção do conhecimento através da Dança e quais as implicações para a prática pedagógica no que diz respeito a relação pedagógica e ao papel desempenhado pelo professor? A partir da identificação da pergunta da pesquisa determinou-se como objetivo geral analisar o potencial do projeto pedagógico aplicado para a promoção do protagonismo infantil no processo de construção do conhecimento na Dança e suas implicações na prática pedagógica. Ao longo da pesquisa, com base no escopo teórico da dissertação foram identificadas determinadas ações de protagonismo da criança. São elas: a autonomia das crianças nas experienciações e descobertas; a manifestação de interesse/necessidade de retorno ao tema de experiência; os diálogos (com o outro, com o ambiente, com o objeto e com outras linguagens); as proposições de experiência feitas pelas próprias crianças. A partir dos resultados foi possível constatar que os temas de experiência propostos, aliados à uma prática pedagógica que se caracteriza pela mediação e o estímulo propiciaram a manifestação dessas ações de protagonismo, o que reforçou nossa premissa inicial de que o protagonismo infantil no processo de construção do conhecimento na Dança envolve tanto os seus modos de ensino quanto a questão do papel desempenhado pelo professor.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent808pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCorporeidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectDançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExperiênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Infantilpt_BR
Título: dc.titleDANÇA CRIANÇA!: O protagonismo infantil em açãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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