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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FELICIANO, Josiane Aguiar Cerqueira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T19:27:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T19:27:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação de mestrado.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597829 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Alunos com altas habilidades ou superdotação são sujeitos de direitos a partir dos 4 anos de idade. E as crianças de 0 a 3 anos, matriculadas nas creches de todo o Brasil, o que garante o atendimento às suas necessidades? A presente pesquisa traz um estudo sobre os caminhos da identificação da precocidade na escola, especificamente entre crianças de 0 a 3 anos, a partir da observação dos Marcos de Desenvolvimento, presentes na Caderneta de Saúde da Criança. O objetivo geral é apresentar um Manual para Observação Dinâmica dos Marcos do Desenvolvimento em Crianças de 0 a 3 Anos, que auxilie professores na aplicação da Ficha de Acompanhamento Individual dos Marcos do Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 Anos. Os Materiais e Métodos utilizados para alcançar tal objetivo foram a abordagem Educação 4.0, através das metodologias ativas, com recursos de pesquisa em pré e pós-teste via formulário google forms e Oficina Pedagógica com professores de crianças de 0 a 3 anos, na modalidade online via aplicativo WhatsApp, com aplicação da Ficha de Acompanhamento Individual dos Marcos do Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 Anos. Os Resultados e Discussões mostraram que os professores atuantes com essa faixa etária percebem características de precocidade em alguns alunos de suas salas, mas ainda sentem dificuldade em identificar o fenômeno e/ou atuar efetivamente de maneira diferenciada com as crianças que atendem. A maior parte dos participantes da pesquisa e dos que fizeram o curso nunca analisou os Marcos do Desenvolvimento presentes na Caderneta de Saúde da Criança para avaliar seus alunos. Ressalta-se que no Brasil urge a necessidade de capacitar os professores atuantes na Educação Infantil para a sensibilização do olhar, tornando-o mais atento e observador das características de precocidade em seus alunos | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.644 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Precocidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Altas habilidades ou superdotação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Dissincronia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento humano | pt_BR |
Título: dc.title | AVALIAÇÃO DINÂMICA DOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: Manual de Observação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Dissertação de Mestrado.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597829/2/Dissertação de Mestrado.pdfDownload |
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