AVALIAÇÃO DINÂMICA DOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: Manual de Observação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFELICIANO, Josiane Aguiar Cerqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T19:27:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T19:27:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-07-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de mestrado.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597829-
Resumo: dc.description.abstractAlunos com altas habilidades ou superdotação são sujeitos de direitos a partir dos 4 anos de idade. E as crianças de 0 a 3 anos, matriculadas nas creches de todo o Brasil, o que garante o atendimento às suas necessidades? A presente pesquisa traz um estudo sobre os caminhos da identificação da precocidade na escola, especificamente entre crianças de 0 a 3 anos, a partir da observação dos Marcos de Desenvolvimento, presentes na Caderneta de Saúde da Criança. O objetivo geral é apresentar um Manual para Observação Dinâmica dos Marcos do Desenvolvimento em Crianças de 0 a 3 Anos, que auxilie professores na aplicação da Ficha de Acompanhamento Individual dos Marcos do Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 Anos. Os Materiais e Métodos utilizados para alcançar tal objetivo foram a abordagem Educação 4.0, através das metodologias ativas, com recursos de pesquisa em pré e pós-teste via formulário google forms e Oficina Pedagógica com professores de crianças de 0 a 3 anos, na modalidade online via aplicativo WhatsApp, com aplicação da Ficha de Acompanhamento Individual dos Marcos do Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 Anos. Os Resultados e Discussões mostraram que os professores atuantes com essa faixa etária percebem características de precocidade em alguns alunos de suas salas, mas ainda sentem dificuldade em identificar o fenômeno e/ou atuar efetivamente de maneira diferenciada com as crianças que atendem. A maior parte dos participantes da pesquisa e dos que fizeram o curso nunca analisou os Marcos do Desenvolvimento presentes na Caderneta de Saúde da Criança para avaliar seus alunos. Ressalta-se que no Brasil urge a necessidade de capacitar os professores atuantes na Educação Infantil para a sensibilização do olhar, tornando-o mais atento e observador das características de precocidade em seus alunospt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.644 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPrecocidadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAltas habilidades ou superdotaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDissincroniapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento humanopt_BR
Título: dc.titleAVALIAÇÃO DINÂMICA DOS MARCOS DO DESENVOLVIMENTO EM CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: Manual de Observaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons