Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Pará | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RODRIGUES, Rosa Maria Siqueira de Carvalho | - |
Autor(es): dc.contributor.author | VELOSO, José Miguel Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T13:58:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T13:58:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_OficinativaExperienciaFormacao_Roteiro | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_OficinativaExperienciaFormacao_Caderno | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto_OficinativaExperienciaFormacao_Diario | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597819 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O produto educacional consiste em um roteiro de oficina cujo objetivo é propiciar aos docentes do Ensino Superior vivenciarem práticas pedagógicas com base nos princípios das metodologias ativas, como possibilidade de fomentar o processo de ressignificação da sua prática. Como subprodutos, foram desenvolvidos dois materiais didáticos a serem entregues aos participantes da oficina. O primeiro é o Caderno para tessituras do saber docente com o propósito de disponibilizar textos autorais, links de artigos, indicações de referenciais teóricos, poesias e vídeos sobre a temática abordada na OficinAtiva acerca dos princípios das metodologias ativas. O segundo é o Diário interativo do professor, cujo objetivo é oportunizar aos docentes um momento de reflexão e autoavaliação, ao experienciarem as metodologias ativas como possibilidade de ressignificação da prática vicenciadas durante a oficina. Esse projeto surge como produto do Mestrado Profissional em Ensino, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão (NITAE²), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi defendido em 2020 pela discente Rosa Maria Siqueira de Carvalho Rodrigues, sob orientação do Profª. Dr. José Miguel Martins Veloso. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 9,7 MB; 8,6 MB; 5,7MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologias ativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Oficina | - |
Título: dc.title | OficinAtiva: caminhos para inovar em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino do Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES) | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino | - |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: