Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira da Gama, Paulo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-30T20:08:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-30T20:08:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Paulo Ferreira da Gama | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597800 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presença da trigonometria em vários contextos da sociedade atual, inclusive nos documentos oficiais brasileiros; a importância dela na modelagem de fenômenos periódicos; a possibilidade de a função seno conseguir unir a si temas importantes da Matemática, dentre outros, são fatores que demonstram a relevância de estudos sobre as funções trigonométricas. Porém, pesquisas apontam dificuldades dos discentes no aprendizado deste tema. Na tentativa de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem desse objeto matemático, após delimitar o tema à função seno, essa pesquisa teve como objetivo responder ao seguinte Problema: Quais as contribuições que uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo das unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) trazem ao processo de ensino e aprendizagem da função seno aos estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belém (PA)? Foi considerada a teorias das Situações Didáticas, de Guy Brousseau e a Psicologia Histórico-Cultural, de Vygotsky, além da utilização da Análise Microgenética e da Análise do Discurso, esta última apresentada por Mortimer e Scott (2002). Foram feitas pesquisas para sondar as concepções dos discentes egressos do 2º ano do ensino médio e de 60 docentes de Matemática sobre este tema. Com base nelas e no que foi apresentado na fase de revisão de literatura, foi elaborado uma sequência didática contendo 8 UARC’s, a qual foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belém (PA). Mediante um estudo de caso, foram seguidos os procedimentos metodológicos específicos e com base no aporte teórico, constatou-se que a utilização da sequência didática trouxe contribuições ao aluno, ao professor e ao saber, dentre as quais selecionamos: ao aluno: a valorização dos conhecimentos prévios, maior atividade escolar, permite o levantamento e validação de hipóteses e o respeito ao contexto sociocultural; ao professor possibilita: a sistematização do conteúdo, o favorecimento do pensamento reflexivo, o estímulo ao aprofundamento dos conhecimentos específicos, o aumento da autonomia em relação ao livro didático; o favorecimento da criação e manutenção de zonas de desenvolvimentos proximais; ao saber possibilita: o favorecimento da identificação e evolução dos saberes ensinados, a contribuição na sua formação, mediante a estrutura articulada das intervenções estruturais. Por se tratar de um estudo de caso, os resultados e conclusões constantes nestas pesquisas não são passiveis de generalizações. No entanto, percebe-se a possibilidade de expansão desta pesquisa para outros temas da Matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 5959 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função seno | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO SENO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PAULO FERREIRA DA GAMA_ DISSERTAÇAO.pdf | 5.96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597800/1/PAULO FERREIRA DA GAMA_ DISSERTAÇAO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: