UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO SENO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira da Gama, Paulo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-30T20:08:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-30T20:08:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
identificador: dc.identifier.otherPaulo Ferreira da Gamapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597800-
Resumo: dc.description.abstractA presença da trigonometria em vários contextos da sociedade atual, inclusive nos documentos oficiais brasileiros; a importância dela na modelagem de fenômenos periódicos; a possibilidade de a função seno conseguir unir a si temas importantes da Matemática, dentre outros, são fatores que demonstram a relevância de estudos sobre as funções trigonométricas. Porém, pesquisas apontam dificuldades dos discentes no aprendizado deste tema. Na tentativa de contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem desse objeto matemático, após delimitar o tema à função seno, essa pesquisa teve como objetivo responder ao seguinte Problema: Quais as contribuições que uma Sequência Didática elaborada segundo o modelo das unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual (UARC) trazem ao processo de ensino e aprendizagem da função seno aos estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belém (PA)? Foi considerada a teorias das Situações Didáticas, de Guy Brousseau e a Psicologia Histórico-Cultural, de Vygotsky, além da utilização da Análise Microgenética e da Análise do Discurso, esta última apresentada por Mortimer e Scott (2002). Foram feitas pesquisas para sondar as concepções dos discentes egressos do 2º ano do ensino médio e de 60 docentes de Matemática sobre este tema. Com base nelas e no que foi apresentado na fase de revisão de literatura, foi elaborado uma sequência didática contendo 8 UARC’s, a qual foi aplicada em uma turma do 2º ano do ensino médio de uma escola pública da região metropolitana de Belém (PA). Mediante um estudo de caso, foram seguidos os procedimentos metodológicos específicos e com base no aporte teórico, constatou-se que a utilização da sequência didática trouxe contribuições ao aluno, ao professor e ao saber, dentre as quais selecionamos: ao aluno: a valorização dos conhecimentos prévios, maior atividade escolar, permite o levantamento e validação de hipóteses e o respeito ao contexto sociocultural; ao professor possibilita: a sistematização do conteúdo, o favorecimento do pensamento reflexivo, o estímulo ao aprofundamento dos conhecimentos específicos, o aumento da autonomia em relação ao livro didático; o favorecimento da criação e manutenção de zonas de desenvolvimentos proximais; ao saber possibilita: o favorecimento da identificação e evolução dos saberes ensinados, a contribuição na sua formação, mediante a estrutura articulada das intervenções estruturais. Por se tratar de um estudo de caso, os resultados e conclusões constantes nestas pesquisas não são passiveis de generalizações. No entanto, percebe-se a possibilidade de expansão desta pesquisa para outros temas da Matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5959pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção senopt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO SENOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
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