Tecnologias Digitais e Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santo - Ifespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSancio, Renan Bolonha-
Autor(es): dc.contributor.authorMaissiat, Jaqueline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-30T17:49:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-30T17:49:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-17-
identificador: dc.identifier.otherTecnologias Digitais e Ensino de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597797-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa, inserida na linha de Formação de Professores em Ensino de Humanidades, teve como objetivo geral a tarefa de analisar como as tecnologias digitais podem auxiliar o professor de História do Ensino Fundamental II em seu ofício. Dentre os objetivos específicos, elencamos: realizar uma investigação acerca de quais Tecnologias Digitais (TD), softwares e aplicativos podem auxiliar o trabalho do professor em sala de aula; compreender as percepções que os professores possuem acerca da utilização das TD em sala de aula; contribuir para a formação continuada de professores de História para utilização das tecnologias digitais como ferramentas nos procedimentos de planejamento de aulas e nos processos ensino e de aprendizagem; elaborar um guia didático para auxiliar os professores de História na utilização das TD em sua prática diária, voltado ao uso das tecnologias como recursos didáticos nas escolas. Nosso referencial teórico tem aporte na pedagogia histórico crítica, teoria pedagógica que entende a educação como um conjunto de atos sistemáticos e intencionais que visam reproduzir nos indivíduos a humanidade construída histórica e coletivamente pelos homens. Para elaborar nosso material educativo, investigamos por meio de entrevistas semiestruturadas quais são as demandas dos professores no que tange ao uso das TD. Assim, pretendemos colaborar para a formação continuada de professores na utilização das TD para um ensino de História crítico e humanizador.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,99 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Título: dc.titleTecnologias Digitais e Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Humanidadespt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePesquisa de Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons