Matemática e surdez: Uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLemos, Adriana Muniz da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLacerda, Thiago Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-30T13:40:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-30T13:40:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-12-
identificador: dc.identifier.otherFormação Continuadapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597794-
Resumo: dc.description.abstractA educação numa perspectiva inclusiva surge como garantia de uma educação para todos, sem qualquer tipo de discriminação. No que diz respeito a inclusão de alunos surdos, sabe-se que a barreira linguística ainda é um dos fatores que afetam a aquisição de conhecimentos para que estes possam construir aprendizagem significativas; essa barreira está presente em todas disciplinas escolares, inclusive na matemática. Nesta proposta de formação continuada para professores de exatas com foco no conteúdo de matemática, procurou-se propor uma discussão das metodologias de ensino e aprendizagem com vistas à inclusão de alunos surdos. O mesmo é baseado na visão antropológica da surdez. O curso de formação continuada foi elaborado e organizado para ser oferecido na forma semipresencial, com disponibilização de espaço online, sendo adotada a via Plataforma Moodle para discussões. O público-alvo foram os professores que tem assumido as aulas de Matemática e Ciências. No caso de Ciências, priorizou-se o convite para docentes que trabalham no último ano do Ensino Fundamental que tem conteúdos de Física e Química com raciocínio lógico-matemático presente. Assim, a inscrição foi aberta a todos os professores; porém, em função do limite de participantes estabeleceu-se a seguinte prioridade: professores de matemática com alunos surdos, professores de ciências exatas e professores de qualquer área.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent581 kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Título: dc.titleMatemática e surdez: Uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons