Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lemos, Adriana Muniz da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lacerda, Thiago Correa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-30T13:40:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-30T13:40:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-12 | - |
identificador: dc.identifier.other | Formação Continuada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597794 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação numa perspectiva inclusiva surge como garantia de uma educação para todos, sem qualquer tipo de discriminação. No que diz respeito a inclusão de alunos surdos, sabe-se que a barreira linguística ainda é um dos fatores que afetam a aquisição de conhecimentos para que estes possam construir aprendizagem significativas; essa barreira está presente em todas disciplinas escolares, inclusive na matemática. Nesta proposta de formação continuada para professores de exatas com foco no conteúdo de matemática, procurou-se propor uma discussão das metodologias de ensino e aprendizagem com vistas à inclusão de alunos surdos. O mesmo é baseado na visão antropológica da surdez. O curso de formação continuada foi elaborado e organizado para ser oferecido na forma semipresencial, com disponibilização de espaço online, sendo adotada a via Plataforma Moodle para discussões. O público-alvo foram os professores que tem assumido as aulas de Matemática e Ciências. No caso de Ciências, priorizou-se o convite para docentes que trabalham no último ano do Ensino Fundamental que tem conteúdos de Física e Química com raciocínio lógico-matemático presente. Assim, a inscrição foi aberta a todos os professores; porém, em função do limite de participantes estabeleceu-se a seguinte prioridade: professores de matemática com alunos surdos, professores de ciências exatas e professores de qualquer área. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 581 k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | pt_BR |
Título: dc.title | Matemática e surdez: Uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Formação continuada.pdf | 620,47 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597794/2/Formação continuada.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons