Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ALMEIDA, GILMAR DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T17:05:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T17:05:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_Gilmar de Almeida_Intervenção | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597792 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é uma proposta de intervenção didático-pedagógica. Tem por escopo analisar a trajetória do ensino da Sociologia, a partir das lutas sociais pela institucionalização e manutenção do seu conteúdo na grade curricular do Ensino Médio, compreender e evidenciar oportunidades e possibilidades para a abordagem dos conteúdos da Sociologia no contexto das abruptas e rápidas transformações políticas e sociais acontecendo na contemporaneidade, e ainda, elaborar e apresentar uma proposta de intervenção didático-pedagógica sobre a temática. Na primeira parte apresenta-se a presença oscilante da Sociologia nas grades curriculares do Ensino Médio, enquanto disciplina obrigatória formal por força de documentos oficiais e discute-se a Sociologia no contexto da reforma do Ensino Médio de 2017/2018 e se propõe a Sociologia para a ação, a Sociologia centrada no aluno, o ensino da Sociologia para o fazer na prática e na vivência e continuação da experiência de vida do aluno. A segunda parte trata-se do ensino da Sociologia a partir dos desdobramentos do “novo” Ensino Médio e propõe uma Sociologia, também, “nova” e desafiadora, a Sociologia na perspectiva da pedagogia de projeto. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1563 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto | pt_BR |
Título: dc.title | PARA O "NOVO" ENSINO MÉDIO, UMA "NOVA" SOCIOLOGIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfSocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons