Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Woiler Machado Moraes, Dalcyn | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco de Sá, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-29T17:30:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-29T17:30:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dalcyn Woiler Machado Moraes - Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597734 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Quando entramos para a escola, ainda enquanto estudantes, muitos conhecimentos são repassados pelos professores, conhecimentos estes que moldam o acervo cognitivo do indivíduo com o passar do tempo. Os conhecimentos matemáticos, em especial o geométrico, exercem um papel fundamental para que no futuro os estudantes possam ser cidadãos críticos no sentido de se questionar sobre tudo o que está ocorrendo ao seu redor. Contudo, com o passar do tempo percebemos, já em nossa prática docente, que o ensino de matemática não está conseguindo suprir as necessidades de uma sociedade que anseia por um perfil de profissionais que estejam acima da média. Na tentativa de alcançar tais aspectos, novas metodologias de ensino vêm sendo estudadas e pesquisadas, dentre elas apontamos o ensino de matemática por atividade, que implica em uma nova possibilidade que leva o estudante a descobrir por si mesmo o conhecimento matemático, o qual está idealizado em atividades que têm seus objetivos bem especificados em sua preparação, apoiando as discussões necessárias para que, posteriormente se chegue a um conceito em construção, (SÁ, 2009). Dentre os vários assunto relacionados a geometria escolhemos os quadriláteros, nossa escolha foi motivada pelo fato deste conteúdo está presente em todo o ensino fundamental, desde o ensino fundamental menor, quando se faz a identificação de polígonos, dentre eles podemos incluir os quadriláteros, até o final do ensino fundamental, onde seus conceitos e propriedades são melhores estudados. Ainda podemos citar que, pela nossa própria prática enquanto professor, a maioria das vezes os assuntos de geometria têm sido renunciados, pois na maioria dos livros didáticos eles aparecem no seu final, o que acaba não tendo tempo suficiente para serem explicados ou quando são vistos, são comentados de forma superficial. Só para citar alguns títulos temos o livro “Matemática: Ideias e Desafios – 8° Ano” publicado em 2016 e “Vontade de Saber Matemática – 8º Ano” publicado em 2015. Neste sentido, o produto aqui desenvolvido vem tratar de um experimento didático sobre o ensino de quadriláteros. Este caminho investigativo foi primeiramente pensado a partir da observação e análises referentes ao meu fazer pedagógico. Deste modo, apresentamos uma sequência didática como produto da 9 pesquisa desenvolvida por Moraes (2020) a qual faz parte da dissertação do autor aprovada pela banca avaliadora. A referida dissertação objetivou avaliar os efeitos de uma sequência didática para o ensino de quadriláteros por meio de atividades sobre a participação nas aulas, à construção de conceito e o desempenho na resolução de questões sobre o assunto. Os resultados desse estudo mostraram que a sequência didática elaborada, a metodologia de ensino por atividades e o trabalho docente proporcionaram uma efetiva participação dos discentes nas aulas de matemática e um aumento no desempenho de resolução de questões sobre quadriláteros. Assim este produto didático como uma proposta para ajudar o professor de matemática que pretende ministrar em sua sala de aula o conteúdo de quadrilátero. Com isso, este trabalho segue a seguinte sequência: aspectos curriculares sobre o ensino de quadriláteros, estudos sobre seu ensino, aspectos históricos, aspectos matemáticos, o ensino de Matemática por Atividade, as atividade que compõem nossa sequencia didática, nossas sugestões de leitura e nossas considerações sobre o trabalho. Assim, esperamos que os colegas professores possam usufruir ao máximo deste trabalho e com isso ter uma nova visão sobre o ensino de geometria, em especial de quadriláteros a luz da metodologia do Ensino por Atividade Experimentais, que pode fazer em sala uma aula diferenciada e motivadora para os entes que participam do processo de ensino, aprendizagem e avaliação, professor e estudante. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6743 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Quadriláteros | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUADRILÁTEROS - PRODUTO EDUCACIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dalcyn Woiler Machado Moraes - Produto Educacional.pdf | 6,74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597734/1/Dalcyn Woiler Machado Moraes - Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: