ANTIGUIDADE CLÁSSICA E MITOLOGIA: RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO ESCOLAR E PRODUTOS MIDIÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRUDEK, SILVANIA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-29T18:43:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-29T18:43:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherANTIGUIDADE CLÁSSICA E MITOLOGIA: RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO ESCOLAR E PRODUTOS MIDIÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597722-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa visa investigar a relação construída entre um conjunto de estudantes da etapa relativa ao sexto ano do Ensino Fundamental com os saberes da Antiguidade Clássica, de modo específico com a Mitologia. Trata-se de uma investigação essencialmente qualitativa, visto que o estudo enfatiza a percepção revelada por estudantes, em um universo de investigação delimitado de uma escola pública de Curitiba, sobre um objeto de estudo específico, qual seja a Mitologia. Para tanto, considera-se a complexidade do Ensino de História escolar, que recentemente passou por reformulações decorrentes da implantação da Base Nacional Comum Curricular (2017). Porém, um currículo válido para todo o território nacional pode impactar decisivamente na concepção de ensino, especialmente o de História, de acordo com as aproximações entre ideologia e currículo defendidas por Michael Apple (2008). Com a permanência da Antiguidade Clássica como conteúdo para o 6º ano no documento curricular de 2017, discute-se sobre algumas questões fundamentadas no campo da Educação Histórica, especialmente as desenvolvidas por Jörn Rüsen (2001; 2011; 2015) e Peter Lee (2001; 2016), como consciência histórica, cultura histórica e as carências de orientação da vida prática. A partir dessas ferramentas teóricas, buscou-se mapear alguns dos elementos que influenciam o estudo das civilizações greco-romanas, especialmente a Mitologia, aqui entendida não como uma contraposição à verdade, mas como uma forma de elaboração do pensamento racional (KERÈNYI, 2015) que pode delinear uma configuração alternativa ao de ensino e aprendizagem da Antiguidade Clássica. De modo a respeitar as características do programa de mestrado que proporcionou a pesquisa, o Mestrado Profissional em Ensino de História, ProfHistória, também são apontadas algumas possibilidades didáticas que consideram justamente a Mitologia como um saber propulsor de práticas educativas.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAntiguidade Clássicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMitologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Históricapt_BR
Título: dc.titleANTIGUIDADE CLÁSSICA E MITOLOGIA: RELAÇÕES ENTRE CONHECIMENTO ESCOLAR E PRODUTOS MIDIÁTICOS NA APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons