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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | OLIVEIRA, FABIANO ARNDT ARAÚJO PYKOSZ DE | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-29T18:22:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-29T18:22:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | OS MAPAS CONTAM HISTÓRIAS: REFLEXÕES, ANÁLISES E PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA HISTÓRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597720 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação relata o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que teve por objetivo refletir e apontar perspectivas acerca da utilização da cartografia histórica no ensino de História. Para tanto, inicialmente foi realizada uma discussão teórica sobre a temática, evidenciando a relação entre a História e a Geografia, academicamente e no espaço escolar. Nessa discussão se ressaltam as contribuições da chamada “cartografia crítica” à tratativa dos mapas. Em seguida, empreendeu-se o exame, quantitativo e qualitativo, sobre a presença e as formas como os mapas históricos (mapas produzidos em contextos específicos e lidos como fontes históricas) são utilizados nos livros didáticos de História. Para essa análise, foram escolhidos os capítulos sobre as grandes navegações e a colonização da América presentes nos livros (manuais do professor) destinados aos sétimos anos do Ensino Fundamental, inseridos nas catorze coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático realizado em 2016, com vigência para o triênio de 2017 a 2019. Buscou-se verificar a quantidade de mapas presentes nas obras em relação às demais imagens e questionar as funções ocupadas pelos mapas e as leituras às quais são submetidos. Partiu-se do pressuposto de que os mapas podem ser entendidos enquanto elementos históricos contextualizados e de que se faz necessário discutir as formas mais adequadas de incorporálos às aulas de História. A partir destas análises, por fim, refletiu-se sobre as possibilidades trazidas pelo emprego dos mapas em sala de aula. Servindo-se de mapas históricos enquanto fontes, foram confeccionadas cinco propostas de planos de aulas, disponibilizadas online por meio de vídeos. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cartografia histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Mapas na sala de aula | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
| Título: dc.title | OS MAPAS CONTAM HISTÓRIAS: REFLEXÕES, ANÁLISES E PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA HISTÓRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| dissertação-fabiano.pdf | 3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597720/2/dissertação-fabiano.pdfDownload |
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