OS MAPAS CONTAM HISTÓRIAS: REFLEXÕES, ANÁLISES E PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA HISTÓRICA NO ENSINO DE HISTÓRIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, FABIANO ARNDT ARAÚJO PYKOSZ DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-29T18:22:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-29T18:22:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherOS MAPAS CONTAM HISTÓRIAS: REFLEXÕES, ANÁLISES E PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA HISTÓRICA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597720-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação relata o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que teve por objetivo refletir e apontar perspectivas acerca da utilização da cartografia histórica no ensino de História. Para tanto, inicialmente foi realizada uma discussão teórica sobre a temática, evidenciando a relação entre a História e a Geografia, academicamente e no espaço escolar. Nessa discussão se ressaltam as contribuições da chamada “cartografia crítica” à tratativa dos mapas. Em seguida, empreendeu-se o exame, quantitativo e qualitativo, sobre a presença e as formas como os mapas históricos (mapas produzidos em contextos específicos e lidos como fontes históricas) são utilizados nos livros didáticos de História. Para essa análise, foram escolhidos os capítulos sobre as grandes navegações e a colonização da América presentes nos livros (manuais do professor) destinados aos sétimos anos do Ensino Fundamental, inseridos nas catorze coleções aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático realizado em 2016, com vigência para o triênio de 2017 a 2019. Buscou-se verificar a quantidade de mapas presentes nas obras em relação às demais imagens e questionar as funções ocupadas pelos mapas e as leituras às quais são submetidos. Partiu-se do pressuposto de que os mapas podem ser entendidos enquanto elementos históricos contextualizados e de que se faz necessário discutir as formas mais adequadas de incorporálos às aulas de História. A partir destas análises, por fim, refletiu-se sobre as possibilidades trazidas pelo emprego dos mapas em sala de aula. Servindo-se de mapas históricos enquanto fontes, foram confeccionadas cinco propostas de planos de aulas, disponibilizadas online por meio de vídeos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCartografia históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMapas na sala de aulapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticospt_BR
Título: dc.titleOS MAPAS CONTAM HISTÓRIAS: REFLEXÕES, ANÁLISES E PERSPECTIVAS DA UTILIZAÇÃO DA CARTOGRAFIA HISTÓRICA NO ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons