ENSINO DE QUADRILÁTEROS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorWoiler Machado Moraes, Dalcyn-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-29T14:56:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-29T14:56:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
identificador: dc.identifier.otherDalcyn Woiler Machado Moraespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597714-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos de uma sequência didática para o ensino de quadriláteros por meio de atividades experimentais sobre a participação nas aulas, à construção de conceito e o desempenho na resolução de questões sobre o assunto. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal de Igarapé-Miri interior do Estado do Pará, tendo como sujeitos 20 estudantes de uma turma de 8º ano do ensino fundamental, a fim de investigar o seguinte problema científico: de que forma o ensino de Matemática por Atividades influencia no ensino e aprendizagem dos conceitos e propriedades de quadriláteros? Adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos discentes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, análise dos erros ocorridos no pós-teste, bem como pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Os resultados da comparação apontaram aumento nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhoras estatísticas consideráveis em relação ao pré-teste e a análise das correlações mostrou que nenhum dos fatores socioeconômicos levantados teve interferência direta nos resultados obtidos, constatando que o bom resultado do experimento deveu-se, especialmente à metodologia de ensino utilizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent19292pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemática por Atividade Experimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Quadriláterospt_BR
Título: dc.titleENSINO DE QUADRILÁTEROS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAISpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais