Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Woiler Machado Moraes, Dalcyn | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-29T14:56:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-29T14:56:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dalcyn Woiler Machado Moraes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597714 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo avaliar os efeitos de uma sequência didática para o ensino de quadriláteros por meio de atividades experimentais sobre a participação nas aulas, à construção de conceito e o desempenho na resolução de questões sobre o assunto. A parte experimental da pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública municipal de Igarapé-Miri interior do Estado do Pará, tendo como sujeitos 20 estudantes de uma turma de 8º ano do ensino fundamental, a fim de investigar o seguinte problema científico: de que forma o ensino de Matemática por Atividades influencia no ensino e aprendizagem dos conceitos e propriedades de quadriláteros? Adotou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática. A análise dos resultados se deu pelo registro dos discentes nas atividades, confrontação das análises a priori e a posteriori, pela comparação entre os resultados do pré-teste com o pós-teste, análise dos erros ocorridos no pós-teste, bem como pela aplicação do Coeficiente de Correlação Linear de Pearson e do Teste de Hipótese. Os resultados da comparação apontaram aumento nas notas do pós-teste; o teste de hipótese comprovou que as notas do pós-teste tiveram melhoras estatísticas consideráveis em relação ao pré-teste e a análise das correlações mostrou que nenhum dos fatores socioeconômicos levantados teve interferência direta nos resultados obtidos, constatando que o bom resultado do experimento deveu-se, especialmente à metodologia de ensino utilizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 19292 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática por Atividade Experimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Quadriláteros | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE QUADRILÁTEROS POR ATIVIDADES EXPERIMENTAIS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dalcyn Woiler Machado Moraes.pdf | 10,3 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597714/1/Dalcyn Woiler Machado Moraes.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: