O Ensino de Polígonos por Atividades Experimentais - Dissertação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNórdman Costa Santos, Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-29T17:11:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-29T17:11:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
identificador: dc.identifier.otherFrancisco Nordman Costa Santospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597693-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aborda o ensino de polígonos por atividades, visto que se constitui em uma temática do campo da geometria muito presente no cotidiano. A problemática de pesquisa deu-se sobre quais os efeitos, a aplicação de uma sequência didática, construída sobre os alicerces do Ensino por Atividades, abordando a temática de polígonos, provoca no tocante ao ensino aprendizagem dos estudantes? E teve como objetivo geral analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de polígonos com estudantes do 8º ano do ensino fundamental, construída com base na metodologia de ensino denominada ensino por atividades. A metodologia de pesquisa adotada foi a Engenharia Didática, abordando todas as suas fases (análises prévias, análises a priori, experimentação e validação) e como metodologia de ensino adotamos o ensino por atividades. O experimento ocorreu em uma escola pública do município de Uruçuí-PI, com 34 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental regular. A análise dos resultados deu-se através da verificação do registro das observações e conclusões dos estudantes descritas nas atividades aplicadas, confronto entre análises a priori e a posteriori, além da análise do desempenho na resolução de questões no pré-teste (antes dos experimentos) e pós-teste (pós experimento). Entre os principais resultados verificados pós análises estão: aceitação dos estudantes à nova metodologia de ensino, compromisso em realizar as tarefas descritas nas atividades e participação razoável através da fala na institucionalização dos conteúdos. A conclusão foi que a sequência didática testada (produto educacional) com os estudantes impactou positivamente na aprendizagem deles, mostra ser um caminho viável para o ensino do conteúdo matemático abordado e pode ser adotada por escolas e professores, no processo de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8431pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por atividadespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Polígonospt_BR
Título: dc.titleO Ensino de Polígonos por Atividades Experimentais - Dissertaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais