Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nórdman Costa Santos, Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-29T17:11:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-29T17:11:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Francisco Nordman Costa Santos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597693 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda o ensino de polígonos por atividades, visto que se constitui em uma temática do campo da geometria muito presente no cotidiano. A problemática de pesquisa deu-se sobre quais os efeitos, a aplicação de uma sequência didática, construída sobre os alicerces do Ensino por Atividades, abordando a temática de polígonos, provoca no tocante ao ensino aprendizagem dos estudantes? E teve como objetivo geral analisar os efeitos da aplicação de uma sequência didática para o ensino de polígonos com estudantes do 8º ano do ensino fundamental, construída com base na metodologia de ensino denominada ensino por atividades. A metodologia de pesquisa adotada foi a Engenharia Didática, abordando todas as suas fases (análises prévias, análises a priori, experimentação e validação) e como metodologia de ensino adotamos o ensino por atividades. O experimento ocorreu em uma escola pública do município de Uruçuí-PI, com 34 estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental regular. A análise dos resultados deu-se através da verificação do registro das observações e conclusões dos estudantes descritas nas atividades aplicadas, confronto entre análises a priori e a posteriori, além da análise do desempenho na resolução de questões no pré-teste (antes dos experimentos) e pós-teste (pós experimento). Entre os principais resultados verificados pós análises estão: aceitação dos estudantes à nova metodologia de ensino, compromisso em realizar as tarefas descritas nas atividades e participação razoável através da fala na institucionalização dos conteúdos. A conclusão foi que a sequência didática testada (produto educacional) com os estudantes impactou positivamente na aprendizagem deles, mostra ser um caminho viável para o ensino do conteúdo matemático abordado e pode ser adotada por escolas e professores, no processo de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8431 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por atividades | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Polígonos | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de Polígonos por Atividades Experimentais - Dissertação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Francisco Nórdman Costa Santos.pdf | 8,43 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597693/1/Francisco Nórdman Costa Santos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: