Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Ana Lídia Gonçalves da | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Braga, Joyce Junia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Amaral, Nathalia Abreu | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-29T16:39:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-29T16:39:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | Paleontologo por um dia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597692 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho traz duas propostas de atividades práticas dentro do contexto da Paleontologia, voltadas para o Ensino Básico, baseada em dois contextos: o ensino presencial e o ensino remoto. Para o ensino presencial propomos a realização de uma oficina dividida em dois momentos, em que os estudantes terão a oportunidade de produzir peças de gesso simulando os fósseis, enterrá-las e encontrá-las, a fim de que sejam discutidas questões sobre o processo de fossilização, descoberta e identificação de fósseis, e estratificação do solo. Na proposta para ensino remoto trouxemos como alternativa uma visita virtual, guiada pelo professor, por museus que dispõem dessa alternativa. Dessa forma é possível que o aluno vivencie os métodos e estudos paleontológicos, e traga para sua realidade uma disciplina que pode estar distante da sua compreensão temporal. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2869 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fossilização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Camadas do solo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia ativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempos geológicos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Material tátil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino inclusivo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paleontologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fóssil | pt_BR |
Título: dc.title | Paleontólogo por um dia: descobrindo os fósseis | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ciências Biológicas | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Laboratório de Ensino de Paleontologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Laboratórios |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Paleontologo por um dia.pdf | Roteiro para aula pratica de ciencias - paleontologia | 2,87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597692/2/Paleontologo por um dia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons