A INTERFACE ENTRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROCESSO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE FÍSICA

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Autor(es): dc.contributorUFUpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBATISTA NETO, LEONARDO-
Autor(es): dc.contributor.authorMARIM, VLADEMIR-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-28T23:09:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-28T23:09:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-26-
identificador: dc.identifier.otherA interface entre a Resolução de Problemas e o Processo Investigativo no Ensino de Físicapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597684-
Resumo: dc.description.abstractA Resolução de Problemas é uma possibilidade metodológica que pode favorecer a aprendizagem significativa, desenvolver habilidades investigativas e conferir novo sentido às aulas de diversas disciplinas, inclusive o Ensino de Física. Desta forma, o objetivo dessa pesquisa é analisar as possíveis contribuições científicas e metodológicas, propostas pelos autores do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), para o Ensino da Física em relação à Resolução de Problemas no Ensino da Física. Para melhor situar o contexto desta pesquisa, foi realizada uma breve discussão sobre as diferentes concepções da Resolução de Problemas: ensinar para, sobre e por meio da Resolução de Problemas. Partindo da concepção metodológica da Resolução de Problemas no Ensino de Física, foi realizada uma pesquisa do tipo Estado da Arte, visando selecionar trabalhos com esta temática. Delimitou-se, como alvo desta pesquisa, os trabalhos de comunicação oral e de pôsteres, publicados no SNEF, de 2015 a 2019, por se tratar de um evento relevante para graduados, mestres, doutores, professores, graduandos, mestrandos e doutorandos em Física ou áreas afins. Selecionou-se, por meio de uma busca criteriosa com o auxílio de palavras-chave e pela leitura dos resumos e dos trabalhos completos, dez trabalhos, os quais foram submetidos a análise. Para isso elaborou-se três eixos norteadores, são eles: (1) a composição do cenário de investigação; (2) características do processo metodológico da Resolução de Problemas; e (3) as contribuições da Resolução de Problemas para o processo de ensino e aprendizagem. A partir deste trabalho, elaborou-se, como produto, uma sequência didática denominada Ensinando Física por meio da Resolução de Problemas. Esta foi disponibilizada a 20 professores da Educação Básica visando a formação docente, discutida a partir das percepções do material, verificou-se a potencialidade para a formação de professores de Física. Concluiu-se que o SNEF é um instrumento que contribui para a formação continuada de professores, embora destacou-se alguns pontos de possíveis melhorias.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent190 folhaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinvestigaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectsituação-problemapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação de professorespt_BR
Título: dc.titleA INTERFACE ENTRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E O PROCESSO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado em Ensino de Ciênciaspt_BR
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