
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | GALVAO, STEPHANY DE OLIVEIRA | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-26T21:45:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-26T21:45:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-02-11 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597592 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Vivemos em um mundo inundado por imagens. Estas que se multiplicam ainda mais na era digital. A presente dissertação de mestrado tem como ponto de partida a prerrogativa de que imagens assim como os textos verbais podem ser lidas, pois são representações visuais. A linguagem das imagens é estudada há décadas por historiadores, comunicólogos e semiologistas. Proponho levá-la para a sala de aula, discutí-la e ainda criar um espaço em meio digital para relacioná-la à história vivida, fora do ambiente escolar. O tipo de imagem escolhida para dar materialização à este trabalho foram as tiras de quadrinhos sobre a temática da Guerra Fria. O local de difusão deste trabalho é um blog, tipo de diário digital que possibilita a troca de saberes entre professor e aluno. | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História;imagens;linguagens;blog;quadrinhos;tirinhas;alfabetização visual;Guerra Fria | pt_BR |
| Título: dc.title | Webtirinhas e ensino de História: reflexões em torno de uma experiência de ensino aprendizagem | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PUC-Rio_Stephany_de_Oliveira_Galvao.pdf | 1,59 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597592/2/PUC-Rio_Stephany_de_Oliveira_Galvao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons