Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TEIXEIRA, LUIZ AUGUSTO CAVALCANTE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-26T21:23:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-26T21:23:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-07-09 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597589 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O tema deste trabalho de conclusão de curso é o ensino de história por meios digitais. A partir da análise de materiais, notadamente as aulas de história online do curso Descomplica – fonte de estudo escolhida – e entrevistas com os professores de História, procurei investigar as práticas pedagógicas que tenham como objetivo o aprendizado do conhecimento histórico em meios digitais definidos como educacionais. Importante salientar que o ensino de história por meios digitais não se trata de ensino de história à distância, pois não existe necessariamente a pretensão de substituir a escolaridade tradicional. Não falarei sobre as modalidades de ensino à distância (EAD), apesar da substituição das aulas presenciais por EAD em diversas localidades do país pela modalidade tele presencial, ou à distância – notadamente em tempos de Covid-19. Um dos resultados foi perceber que as aulas de História transmitidas por meios digitais se enquadram na modalidade de ensino remoto, que se contrapõe ao ensino presencial de História, apesar de manter vários de seus elementos pedagógicos. Assim, a pesquisa, que se situa na interseção dos campos da Educação e da História, teve também como objetivo identificar e analisar as permanências e as mudanças no ensino de História, a partir de experiências pedagógicas do ensino presencial e do ensino remoto. O estudo foi desenvolvido por meio de uma metodologia de trabalho que consistiu na análise das aulas online, aplicação de instrumentos da História oral no tratamento das entrevistas com os professores de História do curso Descomplica e comparação com as diretrizes curriculares e com as exigências do Enem. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História;Meios digitais;Ensino remoto;História;Educação | pt_BR |
Título: dc.title | Educação, ensino e internet: uma análise sobre as ações pedagógicas de história na plataforma Descomplica do ambiente digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PUC-Rio_2020-Completo_Luiz_Augusto_Cavalcante_Teixeira.pdf | 1,13 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597589/2/PUC-Rio_2020-Completo_Luiz_Augusto_Cavalcante_Teixeira.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons