FUTEBOL E ENSINO DE HISTÓRIA: QUESTÕES E POSSIBILIDADE DE UM ENSINO TEMÁTICO

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paranápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCRUZ, AUGUSTO MOZART ANTONICHEN PINHEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-26T18:35:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-26T18:35:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherFUTEBOL E ENSINO DE HISTÓRIA: QUESTÕES E POSSIBILIDADE DE UM ENSINO TEMÁTICOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597577-
Resumo: dc.description.abstractEssa dissertação discute a relevância do futebol como um elemento da cultura brasileira, apresentando dados e reflexões sobre essa temática. Realiza-se também uma breve reflexão sobre o conceito de cultura e sobre a história do futebol em nosso país buscando encontrar possíveis relações entre esse esporte e o contexto político e social em questão, desde a chegada desse esporte ao Brasil no final do século XIX, pela sua fase oligárquica no início do século XX e sua popularização ao longo do século XX, assim como seus usos pelo Varguismo (1937-1945) e com a Ditadura Civil-Militar iniciada em 1964. Sabendo da relevância do esporte no Brasil e levando em consideração a existência de outros estudos que buscam inserir no estudo de história elementos culturais diversos - como as artes plásticas e a música – reflete-se sobre a possibilidade de se utilizar o futebol como um elemento a ser levado em consideração para o ensino de História. Soma-se a isso estudos acadêmicos sobre o futebol em ascensão no Brasil nos últimos anos. Após apresenta-se uma investigação que foram analisados a presença de documentos relacionados ao futebol em livros didáticos de história no formato temático para o Ensino Fundamental, anos finais, lançadas pelos editais do PNLD entre 2002 e 2017. A pesquisa se deu inicialmente com a finalidade de verificar a existência ou não de documentos relacionados ao futebol e como os autores propõe ou sugerem seu trabalho nas aulas de História, se o documento é utilizado apenas como uma ilustração, sem nenhuma interação didática ou com uso didático parcial, ou se é tratado enquanto uma fonte histórica, fazendo dele parte primordial do estudo se tornando base para o aprendizado histórico. Em linhas gerais pode-se concluir que poucos foram os documentos encontrados – e a maioria em um único volume de uma coleção - se levarmos em conta a quantidade de obras analisadas assim como ainda menos receberam o uso adequado. Finalmente apresenta-se, a partir das análises, uma metodologia de ensino que traz uma sequência didática elaborada a partir da reflexão e da proposta de análise de um conjunto de fontes relacionadas ao futebol como – fontes escritas, fontes orais, fontes iconográficas, – e da inter-relação entre elas seu uso para ensinar História.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFutebolpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectManuais didáticospt_BR
Título: dc.titleFUTEBOL E ENSINO DE HISTÓRIA: QUESTÕES E POSSIBILIDADE DE UM ENSINO TEMÁTICOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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