Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CRUZ, AUGUSTO MOZART ANTONICHEN PINHEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-26T18:35:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-26T18:35:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | FUTEBOL E ENSINO DE HISTÓRIA: QUESTÕES E POSSIBILIDADE DE UM ENSINO TEMÁTICO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597577 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação discute a relevância do futebol como um elemento da cultura brasileira, apresentando dados e reflexões sobre essa temática. Realiza-se também uma breve reflexão sobre o conceito de cultura e sobre a história do futebol em nosso país buscando encontrar possíveis relações entre esse esporte e o contexto político e social em questão, desde a chegada desse esporte ao Brasil no final do século XIX, pela sua fase oligárquica no início do século XX e sua popularização ao longo do século XX, assim como seus usos pelo Varguismo (1937-1945) e com a Ditadura Civil-Militar iniciada em 1964. Sabendo da relevância do esporte no Brasil e levando em consideração a existência de outros estudos que buscam inserir no estudo de história elementos culturais diversos - como as artes plásticas e a música – reflete-se sobre a possibilidade de se utilizar o futebol como um elemento a ser levado em consideração para o ensino de História. Soma-se a isso estudos acadêmicos sobre o futebol em ascensão no Brasil nos últimos anos. Após apresenta-se uma investigação que foram analisados a presença de documentos relacionados ao futebol em livros didáticos de história no formato temático para o Ensino Fundamental, anos finais, lançadas pelos editais do PNLD entre 2002 e 2017. A pesquisa se deu inicialmente com a finalidade de verificar a existência ou não de documentos relacionados ao futebol e como os autores propõe ou sugerem seu trabalho nas aulas de História, se o documento é utilizado apenas como uma ilustração, sem nenhuma interação didática ou com uso didático parcial, ou se é tratado enquanto uma fonte histórica, fazendo dele parte primordial do estudo se tornando base para o aprendizado histórico. Em linhas gerais pode-se concluir que poucos foram os documentos encontrados – e a maioria em um único volume de uma coleção - se levarmos em conta a quantidade de obras analisadas assim como ainda menos receberam o uso adequado. Finalmente apresenta-se, a partir das análises, uma metodologia de ensino que traz uma sequência didática elaborada a partir da reflexão e da proposta de análise de um conjunto de fontes relacionadas ao futebol como – fontes escritas, fontes orais, fontes iconográficas, – e da inter-relação entre elas seu uso para ensinar História. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Futebol | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Manuais didáticos | pt_BR |
Título: dc.title | FUTEBOL E ENSINO DE HISTÓRIA: QUESTÕES E POSSIBILIDADE DE UM ENSINO TEMÁTICO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertação-augusto.pdf | 6,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597577/2/dissertação-augusto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons