Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | CAMARGO, ANA PAULA TRIGO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | HUNGER, DAGMAR APARECIDA CYNHTIA FRANÇA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-26T00:47:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-26T00:47:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-03 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=RmFuDKGrgoo | - |
identificador: dc.identifier.other | Crianças Vamos Brincar de Capoeira | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597561 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Recurso pedagógico disponível para crianças e adultos envolvidos com a capoeira e/ou com a Educação Infantil. Desenvolvido em escolas municipais de uma cidade do interior de São Paulo, produto de uma pesquisa qualitativa de dois anos de mestrado em Docência para Educação Básica,da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Campus Bauru, que contém depoimentos e exemplos de vivência, relacionados ao ensino da capoeira na Educação Infantil. Inicia-se o vídeo logo que as crianças de uma sala de pré II entram e se deparam com dois personagens de fantoche que se apresentam,interagindo e ensinando rapidamente conceitos da capoeira, de forma bem simples e atrativa. Durante o teatro,os personagens convidam a turma para vivenciar acapoeira no pátio, onde o contramestre está aguardando com alguns amigos. Encerra o teatro após a vivência da capoeira, quando os personagens se despedem e o vídeo prossegue com as entrevistas, documentando sobre o contexto histórico, cultural e socioemocional da capoeira na Educação Infantil. Seis crianças que praticam capoeira participaram respondendo as questões. Algumas pedagogas e os profissionais da capoeira também foram entrevistados na elaboração do vídeo documentário educacional. Almeja-se reinterpretar a história, o ensino e a aprendizagem da capoeira na formação socioemocional do estudante como cidadão brasileiro, contribuindo para resolução de problemas comportamentais encontrados atualmente entre as crianças no ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | --- | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | wmv | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Capoeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Socioemocional | pt_BR |
Título: dc.title | CRIANÇAS! VAMOS BRINCAR DE CAPOEIRA? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | vídeo | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação Docência para a Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons