O ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: mobilidade urbana e transportes na primeira república brasileira

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Adriana Maria Maia dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-26T14:11:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-26T14:11:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: mobilidade urbana e transportes na primeira república brasileirapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597550-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre o ensino de história no ensino médio: mobilidade urbana e transportes na Primeira República brasileira. O objetivo da investigação foi compreender aspectos da historicidade dos transportes no período na Primeira República no Brasil relacionando-os à mobilidade urbana à época, com vistas a problematizar o tema no ensino de história no Ensino Médio. Especificamente buscou-se a) apreender aspectos da trajetória do ensino de história no ensino médio na educação brasileira; b) compreender aspectos da historicidade dos transportes no período da Primeira República; c) relacionar o ensino de história a aspectos da mobilidade urbana visando o desenvolvimento da consciência histórica de estudantes do ensino médio; e d) elaborar um caderno de orientação didática para subsidiar o trabalho de professores e professoras do ensino médio. A investigação foi guiada pela seguinte questão: de que forma o estudo sobre as transformações vivenciadas na Primeira República no Brasil, em especial, aquelas referentes aos meios de transporte poderão contribuir para a aprendizagem histórica de estudantes do ensino médio? Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa de natureza bibliográfica com apoio nos estudos de Bittencourt (2003), Guimarães (1993), Schmidt (2016), Cerri (2011) e Barca (2009), entre outros, para subsidiar a discussão sobre o ensino de história e a forma como a disciplina tem sido abordada na escola. Para fundamentar o debate sobre o conceito de consciência histórica, buscou-se apoio nos escritos de Rüsen (1992, 2010, 2011) e de Cerri (2007, 2011). O aporte teórico construído e a pesquisa e escolha de fontes iconográficas e literárias serviu de base para a elaboração de um caderno de orientação didática destinado a contribuir com a prática docente de professores e professoras de História do ensino médio por meio de uma proposta de oficinas pedagógicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 Mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano escolar e saberes históricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola, currículo e ensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história no ensino médiopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de história e consciência históricapt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: mobilidade urbana e transportes na primeira república brasileirapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
ADRIANA MARIA MAIA DOS SANTOS - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDissertação em Ensino de História – ProfHistória – UFPE, 20201,02 MBAdobe PDF/bitstream/capes/597550/1/ADRIANA MARIA MAIA DOS SANTOS - PROFHISTÓRIA UFPE.pdfDownload
PRODUTO PEDAGÓGICO - Adriana Maria Maia dos Santos.pdfProduto Pedagógico em Ensino de História – ProfHistória – UFPE, 202050,7 MBAdobe PDF/bitstream/capes/597550/2/PRODUTO PEDAGÓGICO - Adriana Maria Maia dos Santos.pdfDownload