Memórias e narrativas biográficas de mulheres de Balsas - MA: estratégias para o Ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Priscila Cabral-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-26T00:34:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-26T00:34:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherPriscila Cabral de Sousa ProfHistória UFTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597542-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo combater a lógica androcêntrica que pauta o ensino de história e abordar os seus conteúdos a partir do presente e do local. Para tanto, a ênfase na História das Mulheres, tendo narrativas biográficas femininas como ponto de partida, fez-se fundamental. Observações realizadas no ambiente escolar demonstraram que no ensino fundamental o Ensino de História ainda é marcado pela primazia do masculino, do passado e do mundial. Reflexões feitas acerca desse cenário demonstraram que as mulheres são figuras secundárias nos eventos históricos, nos livros didáticos e em muitos momentos no meio social. Logo, atribuir às mulheres seu papel de direito – de sujeitas da história – exige reconhecer e enfatizar a importância dos conhecimentos da disciplina para a construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária. Infere-se, portanto, a relação entre essas abordagens e algumas problemáticas que permeiam a prática pedagógica no campo da disciplina histórica. Nessa perspectiva, foi proposta às alunas e aos alunos do nono ano de uma escola pública no município de Balsas - MA, a produção de biografias a partir de dois procedimentos: um, que utilizou a entrevista, técnica da História Oral, para escrever a história de vida das mulheres do local; e o outro, que através da pesquisa bibliográfica, resultou em narrativas da trajetória de diversas personalidades femininas. A análise do processo de produção das narrativas de mulheres que residem na localidade apontou possibilidades de abordagem de diversas temáticas, costumeiramente realizadas a partir da atuação de indivíduos distantes da realidade das(os) estudantes tanto no tempo quanto no espaço. Além disso, explorar a construção discursiva do Eu através das autobiografias das alunas, ampliou o horizonte das abordagens da História em sala de aula. O desenvolvimento desse trabalho oportunizou a organização de um produto final que consistiu na elaboração de Abordagens Temáticas formuladas com base nas sequências executadas. Trata-se de proposições de formas de ensinar a História das Mulheres que podem ser aplicadas ao longo do ano letivo e dentro da grade curricular do nono ano. Essas propostas permitem a aprendizagem e tornam os conhecimentos da História mais significativos na medida em que deixa evidente o vínculo entre o passado e o presente. Diz-se, portanto, que os procedimentos realizados favoreceram a aprendizagem histórica e atendem às finalidades dessa disciplina.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3217 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulheres de Balsaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBiografiaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e narrativas de vidapt_BR
Título: dc.titleMemórias e narrativas biográficas de mulheres de Balsas - MA: estratégias para o Ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Hsitóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons