
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica PPGEB – CAp/UERJ | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | HENRIQUES, Renata | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | BARREIROS, Cláudia Hernandez | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-25T17:56:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-25T17:56:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-03-11 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Entre a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental: perspectivas das crianças | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597537 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente produto tem por finalidade a escuta sensível das crianças da educação infantil e do primeiro ano do ensino fundamental, considerando a produção da dissertação: A infância na educação infantil e no primeiro ano do ensino fundamental: um estudo de caso na Escola Amarela. Para enfatizar a visão de infância e de criança, a abertura do produto, acontece através do poema de Loris Malaguzzi: As cem linguagens da criança. Dessa maneira essa produção se apoia na crença da infância e da criança, como potência e como autora, considerando efetiva a participação social das infâncias, visto que a infância é plural. Acreditando na criança forte e como autora e protagonista da sua história. O produto audiovisual, apresenta um pouco do cotidiano de ambas as turmas da Escola Amarela, salientando a infância em ambos os momentos. Dessa forma ao longo das imagens não especificamos em qual etapa da educação básica as crianças estavam. O objetivo era centralizar nas vozes das crianças. Considerando que a etapa de ensino ou o que podemos chamar de transição da educação infantil para o ensino fundamental, é um processo marcado por contradições e também marcado sobretudo pelas infâncias e pelo protagonismo infantil. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 14 páginas | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | infância, educação infantil e ensino fundamental. | pt_BR |
| Título: dc.title | Entre a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental: perspectivas das crianças | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Universidade do Estado do Rio de Janeiro.pdf | 508,4 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597537/2/Universidade do Estado do Rio de Janeiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons