Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MEDEIROS, DANILO NOGUEIRA DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-25T03:29:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-25T03:29:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Construindo narrativas no ciberespaço: uma proposta de letramento histórico e digital para estudantes do Ensino Fundamental nos Anos Finais | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597529 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação é resultado de pesquisa sobre o emprego das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no Ensino de História para estudantes de 7º ano da Escola Estadual Manoel Carneiro da Cunha, localizada na cidade de Extremoz - RN. A problemática da investigação é: como empregar as TDICs para motivar os indivíduos nos estudos da disciplina, garantindo-lhes uso consciente dessas tecnologias e o desenvolvimento do pensamento histórico? Como solução para esse problema, adotou-se a hipótese de que é possível proporcionar a aprendizagem por estratégias de letramento histórico e digital, em contextos de ensino híbrido e com emprego de metodologias ativas na construção de narrativas históricas no ciberespaço. O objetivo principal da pesquisa é entender como letrar históricodigitalmente estudantes do Ensino Fundamental nos Anos Finais. Assim, estabeleceu-se como objetivos específicos: analisar os prescritivos curriculares nacionais, contrapostos e significados à cultura escolar pesquisada; compreender as possibilidades teórico-metodológicas para proporcionar letramento histórico-digital; e elaborar uma intervenção de Ensino de História baseada na produção de conhecimento histórico escolar via mediação das TDICs. Planejou-se a intervenção de ensino como uma sequência bimestral de aulas-oficina para produção de narrativas históricas digitais. Como objeto de conhecimento da proposta de ensino, estuda-se a colonização da América portuguesa, a partir da experiência da histórica local de Extremoz, povoação de origem colonial. Entre as principais conclusões da pesquisa, evidenciase a importância de o emprego das TDICs não ocorrer dissociado dos objetivos essenciais do Ensino de História, mas sim em concomitância a eles, como parte integrante de um mesmo processo. Enfatiza-se também que a atualização do ensino da disciplina via TDICs para estimular os indivíduos nos seus estudos não depende exclusivamente de recursos materiais. Consequentemente, os recursos humanos, nesse caso os professores, são a chave do processo. Por esse fato, ressalta-se a importância de garantir aos docentes condições adequadas de formação, pesquisa, planejamento e trabalho para atuarem em novos contextos sociais. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória; Narrativas históricas. Letramentos histórico e digital. Ensino de História | pt_BR |
Título: dc.title | Construindo narrativas no ciberespaço: uma proposta de letramento histórico e digital para estudantes do Ensino Fundamental nos Anos Finais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertao_MEDEIROS_Danilo_POSDEFESA (1).pdf | texto | 3,92 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597529/2/Dissertao_MEDEIROS_Danilo_POSDEFESA (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons