Ética e Integridade na pesquisa: um curso on-line para jovens pesquisadores

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlves Júnior, Ivan José-
Autor(es): dc.contributor.authorRavagnani, Fabricio Cesar de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-25T01:56:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-25T01:56:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
identificador: dc.identifier.otherÉTICA E INTEGRIDADE NA PESQUISA: UM CURSO ON-LINE PARA JOVENS PESQUISADORESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597526-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo a criação de um curso on-line de Ética e Integridade na pesquisa, que pudesse ser utilizado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e/ou por professores orientadores, no esclarecimento de jovens pesquisadores sobre os aspectos éticos requeridos no desenvolvimento de pesquisas envolvendo seres humanos e de integridade científica. Para isso, a pesquisa foi desenvolvida baseando-se na abordagem metodológica para a criação de produtos educacionais, a qual demandou a realização de cinco etapas: definição do objetivo geral do curso, o levantamento das necessidades de aprendizagem dos estudantes e pesquisadores, elaboração do conteúdo e estruturação do curso, testagem e, por último, a revisão do curso. A etapa de levantamento evidenciou que as principais necessidades de aprendizagem de estudantes e professores, em relação aos temas da ética na pesquisa envolvendo seres humanos e de integridade científica, são: resoluções que normatizam as pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, o Sistema formado pelos Comitês de Ética em Pesquisas (CEP) e o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e plágio. Na etapa de teste, o curso foi avaliado quanto à sua estrutura, conteúdo e aplicabilidade por estudantes do Ensino Médio, Campus Campo Grande, que participam dos Programas de Iniciação Científica e Tecnológica, e por professores orientadores. Como resultado, tem-se que o curso foi validado em todos os itens avaliados, necessitando, no entanto, de ajuste em uma questão de fixação de conteúdo. Conclui-se que o produto educacional produzido foi considerado um recurso importante a ser utilizado, tanto pelo IFMS quanto por professores orientadores, como auxílio nos esclarecimentos dos aspectos éticos inerentes às pesquisas que envolvem seres humanos e de integridade científica de jovens pesquisadores, promovendo melhores condições para que estes possam realizar suas atividades científicas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6.841KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectIntegridade.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPesquisapt_BR
Título: dc.titleÉtica e Integridade na pesquisa: um curso on-line para jovens pesquisadorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
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