MAPA CEMT – A interface da Região Sudeste do Brasil em Fotos (CEMT MAP - The interface of the Southeast Region of Brazil in Photos)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-
Autor(es): dc.contributor.authorSilva Junior, Elias dos Santos-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorPinto, Sérgio Crespo Coelho da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-24T21:05:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-24T21:05:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-
identificador: dc.identifier.otherA interface da Região Sudeste do Brasil em Fotos-
identificador: dc.identifier.otherThe interface of the Southeast Region of Brazil in Photos-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597524-
Resumo: dc.description.abstractUm Sistema Computacional e Tátil desenvolvido aplicando os conceitos computacionais da Internet das Coisas (IdC), da Computação Embarcada (CE), da Plataforma Arduíno e da Prototipagem Evolutiva. O produto foi testado em campo no Instituto Benjamin Constant (IBC), Localizado no Rio de Janeiro, Brasil. Participaram da pesquisa três Professores de Geografia e dez Alunos com Deficiência Visual de baixa visão leve, moderada e severa e Alunos cegos adquiridos e congênitos. A pesquisa obteve um índice de aprovação superior à 95%. A pesquisa atribuiu a um só material didático que apresentou a temática de um Mapa Tátil Político da Região Sudeste do Brasil, às técnicas mais empregadas na produção de mapas táteis eficientes e eficazes, tais como: texturas diferenciadas, cores vibrantes, cores de diferentes frequências, escrita em Braille, escrita em tinta, formato e contornos ricos em detalhes e bem trabalhados, legenda, título e outros. A computação permitiu que esse mapa tátil pudesse aumentar a qualidade e a autonomia dos estudos desses alunos, pois permitiu a soma dos sentidos do tato e da audição aos conteúdos acadêmicos melhorando a prática do docente e o processo de ensino e aprendizagem do Aluno. O produto foi desenvolvido no Curso de Mestrado em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF) sob a Orientação do Prof. Dr. Sérgio Crespo e da Profa. Dra. Ruth Mariani. A pesquisa está sendo aprimorada no Programa de Pós-Graduação em Ciências Tecnologia e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (PGCTIn - UFF) sob a orientação da Profa. Dra. Fabiana Rodrigues Leta e da Profa. Dra. Ruth Mariani.-
Resumo: dc.description.abstractA Computational and Tactile System developed using the computational concepts of Internet of Things (IoT), Embedded Computing (EC), Arduino Platform and Evolutionary Prototyping. The product was field tested at the Benjamin Constant Institute (IBC), located in Rio de Janeiro, Brazil. Three geography teachers and ten visually impaired students with mild, moderate and severe low vision and acquired and congenital blind students participated in the research. The survey obtained an approval rate higher than 95%. The research attributed to a single didactic material that presented the theme of a Political Tactile Map of the Southeast Region of Brazil, to the most used techniques in the production of efficient and effective tactile maps, such as: differentiated textures, vibrant colors, colors of different frequencies, written in braille, written in ink, format and outlines rich in details and well worked, caption, title and others. Computing allowed this tactile map to increase the quality and autonomy of these students' studies, as it made it possible to add the senses of touch and hearing to academic content, improving teaching practice and the student's teaching and learning process. The product was developed in the Masters Course in Diversity and Inclusion at Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF) under the supervision of Prof. Dr. Sérgio Crespo and Profa. Dr. Ruth Mariani. The research is being improved in the Graduate Program in Science, Technology and Inclusion of the Universidade Federal Fluminense (PGCTIn - UFF) under the guidance of Profa. Dr. Fabiana Rodrigues Leta and Profa. Dr. Ruth Mariani.-
Tamanho: dc.format.extent63,1MB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeZIP-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Idioma: dc.language.isoen_US-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectComputação-
Palavras-chave: dc.subjectMapas Táteis-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectDeficiência Visual-
Palavras-chave: dc.subjectInternet das Coisas-
Palavras-chave: dc.subjectArduíno-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectInovação-
Palavras-chave: dc.subjectMaterial Didático-
Título: dc.titleMAPA CEMT – A interface da Região Sudeste do Brasil em Fotos (CEMT MAP - The interface of the Southeast Region of Brazil in Photos)-
Tipo de arquivo: dc.typeapresentação-
Tipo de arquivo: dc.typesoftware-
Tipo de arquivo: dc.typemapa-
Tipo de arquivo: dc.typevídeo-
Tipo de arquivo: dc.typeferramentas-
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado em Diversidade e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (CMPDI-UFF)-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa de Pesquisa Científica-
Aparece nas coleções:Imagens


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons