AS DIFICULDADES DE LEITURA: CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Michele Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorBlanco, Marília Bazan-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-24T19:58:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-24T19:58:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-24-
identificador: dc.identifier.otherAS DIFICULDADES DE LEITURA: CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597520-
Resumo: dc.description.abstractA presente Produção Técnico-tecnológica, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, constitui-se como um Curso de capacitação para Professores, com o objetivo de capacitar professores da rede básica sobre as dificuldades e transtornos de leitura no município de Cornélio Procópio. Essa produção é parte integrante da Dissertação “DIFICULDADES DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE”. Quanto aos objetivos específicos, esses consistiram em: 1) possibilitar o conhecimento das habilidades necessárias para a aquisição da leitura; 2) promover o entendimento das diferenças entre as dificuldades de leitura e transtornos de leitura; 3) conhecer avaliações de leitura e sua importância no trabalho pedagógico; 4) expor diferentes métodos de alfabetização; 5) capacitar os professores para que consigam elaborar estratégias de intervenções que auxiliem crianças com dificuldades de leitura. A implementação da produção técnico-tecnológica se deu por meio de um curso de capacitação com a utilização de ensino híbrido, com duração de 30 horas, tendo um encontro presencial realizado nas dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio (UENP/CP) e quatro encontros realizados de maneira on-line, devido as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de COVID-19. Foram utilizados as plataformas do Google Meet e do Google Classroom, contando com a participação de onze professores. As atividades e discussões ocorreram de forma on-line, nas quais foram abordados os conteúdos de habilidades necessárias para a aquisição da leitura, diferenças entre dificuldades e transtornos de leitura, avaliação da leitura, métodos de alfabetização e intervenções adequadas no trabalho com crianças com dificuldades de leitura.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent6,09 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectDificuldades de leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Título: dc.titleAS DIFICULDADES DE LEITURA: CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino PPGENpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons