Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Souza, Michele Costa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Blanco, Marília Bazan | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-24T19:58:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-24T19:58:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | AS DIFICULDADES DE LEITURA: CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597520 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente Produção Técnico-tecnológica, desenvolvida no Mestrado Profissional em Ensino da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Campus Cornélio Procópio, constitui-se como um Curso de capacitação para Professores, com o objetivo de capacitar professores da rede básica sobre as dificuldades e transtornos de leitura no município de Cornélio Procópio. Essa produção é parte integrante da Dissertação “DIFICULDADES DE LEITURA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO DOCENTE”. Quanto aos objetivos específicos, esses consistiram em: 1) possibilitar o conhecimento das habilidades necessárias para a aquisição da leitura; 2) promover o entendimento das diferenças entre as dificuldades de leitura e transtornos de leitura; 3) conhecer avaliações de leitura e sua importância no trabalho pedagógico; 4) expor diferentes métodos de alfabetização; 5) capacitar os professores para que consigam elaborar estratégias de intervenções que auxiliem crianças com dificuldades de leitura. A implementação da produção técnico-tecnológica se deu por meio de um curso de capacitação com a utilização de ensino híbrido, com duração de 30 horas, tendo um encontro presencial realizado nas dependências da Universidade Estadual do Norte do Paraná, campus de Cornélio Procópio (UENP/CP) e quatro encontros realizados de maneira on-line, devido as medidas de isolamento social decorrentes da pandemia de COVID-19. Foram utilizados as plataformas do Google Meet e do Google Classroom, contando com a participação de onze professores. As atividades e discussões ocorreram de forma on-line, nas quais foram abordados os conteúdos de habilidades necessárias para a aquisição da leitura, diferenças entre dificuldades e transtornos de leitura, avaliação da leitura, métodos de alfabetização e intervenções adequadas no trabalho com crianças com dificuldades de leitura. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 6,09 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Dificuldades de leitura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
Título: dc.title | AS DIFICULDADES DE LEITURA: CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PROFESSORES | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino PPGEN | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO Michele Costa de Souza.pdf | 6,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597520/2/PRODUTO Michele Costa de Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons