Trekking Pedagógico Ifac

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acrept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira Sarmento de Lima, Jefferson-
Autor(es): dc.contributor.authorMaria Lima Garcia, Amélia-
Autor(es): dc.contributor.authorde Araújo Amaral, Cledir-
Autor(es): dc.contributor.authorGomes de Abreu Freitas, Renata-
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues Tomaz, Valdineia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-25T02:14:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-25T02:14:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-24-
identificador: dc.identifier.otherTrekking Pedagógico Ifacpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597511-
Resumo: dc.description.abstractEste produto educacional é resultado da dissertação intitulada “TREKKING COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL”. A partir da pesquisa foi desenvolvido o e-book com o objetivo de apresentar o Trekking como possibilidade interdisciplinar no ensino de Educação Física, Geografia e Biologia, articulados à Educação Ambiental Crítica, com possibilidade de aplicação em diversas áreas de ensino. As atividades à serem apresentadas, foram aplicadas com alunos do 4° ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. No Capítulo 1 apresenta a prática corporal de aventura do Trekking, seu conceito, tipos e características, bem como os equipamentos utilizados nesta atividade que subsidiaram o correto planejamento e execução desta prática. No Capítulo 2 será descrita a oficina sobre Trekking, como preparação para as atividades da aula de campo proposta na APA Lago do Amapá, conhecendo esta prática corporal de aventura e os equipamentos utilizados tais como bússola, GPS, mapa de controle e cronômetro. No capítulo 3, será descrita o Trekking em Grupo e de velocidade realizado na Trilha da APA Lago do Amapá, como metodologia para desenvolver conteúdos interdisciplinares e voltados para Educação Ambiental. No Capítulo 4 encontram-se orientações necessárias para criação de carta imagem a partir de dados de localização coletado em GPS durante as atividades anteriores e submetidos ao software Google Earth. Ao longo dos capítulos além da estruturação das atividades desenvolvidas, estarão inseridos conteúdos necessários para uma correta aplicação da prática e organização de todas as etapas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent15,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPratica corporal de aventurapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambientalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfEPTpt_BR
Título: dc.titleTrekking Pedagógico Ifacpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


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