Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira Sarmento de Lima, Jefferson | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maria Lima Garcia, Amélia | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Araújo Amaral, Cledir | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gomes de Abreu Freitas, Renata | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues Tomaz, Valdineia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-25T02:14:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-25T02:14:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | Trekking Pedagógico Ifac | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597511 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto educacional é resultado da dissertação intitulada “TREKKING COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL”. A partir da pesquisa foi desenvolvido o e-book com o objetivo de apresentar o Trekking como possibilidade interdisciplinar no ensino de Educação Física, Geografia e Biologia, articulados à Educação Ambiental Crítica, com possibilidade de aplicação em diversas áreas de ensino. As atividades à serem apresentadas, foram aplicadas com alunos do 4° ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. No Capítulo 1 apresenta a prática corporal de aventura do Trekking, seu conceito, tipos e características, bem como os equipamentos utilizados nesta atividade que subsidiaram o correto planejamento e execução desta prática. No Capítulo 2 será descrita a oficina sobre Trekking, como preparação para as atividades da aula de campo proposta na APA Lago do Amapá, conhecendo esta prática corporal de aventura e os equipamentos utilizados tais como bússola, GPS, mapa de controle e cronômetro. No capítulo 3, será descrita o Trekking em Grupo e de velocidade realizado na Trilha da APA Lago do Amapá, como metodologia para desenvolver conteúdos interdisciplinares e voltados para Educação Ambiental. No Capítulo 4 encontram-se orientações necessárias para criação de carta imagem a partir de dados de localização coletado em GPS durante as atividades anteriores e submetidos ao software Google Earth. Ao longo dos capítulos além da estruturação das atividades desenvolvidas, estarão inseridos conteúdos necessários para uma correta aplicação da prática e organização de todas as etapas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pratica corporal de aventura | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfEPT | pt_BR |
Título: dc.title | Trekking Pedagógico Ifac | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PRODUTO TREKKING PEDAGOGICO IFAC.pdf | 15,77 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597511/2/PRODUTO TREKKING PEDAGOGICO IFAC.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons