ENSINO DE HISTÓRIA E JOVENS EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES: A POTENCIALIDADE DAS AULAS-OFICINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, Isabelle Cristine Góes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-24T12:17:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-24T12:17:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherENSINO DE HISTÓRIA E JOVENS EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES: A POTENCIALIDADE DAS AULAS-OFICINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597500-
Resumo: dc.description.abstractA educação de jovens e adultos (EJA) é reconhecida como modalidade de ensino integrante da educação básica em vários documentos e diretrizes nacionais e internacionais. Contudo, sua especificidade ainda é ignorada, principalmente em disciplinas que não são consideradas de natureza linguística e matemática. Este estudo se realizou na Escola Municipal Professor Antônio Alves Lopes, na cidade de Feira de Santana-BA, em uma turma do estágio V (8º e 9º anos do Ensino Fundamental II) da Educação de Jovens e Adultos – EJA, sendo esta uma escola localizada em um território periférico e violentado. Esta pesquisa tem início quando empiricamente atuando na EJA nos sensibilizamos com as histórias cotidianas de ausências de direitos e relatos de vulnerabilidades. Percebemos a reprodução de um ensino de história carente de sentido e com abordagens conservadoras que em nada estavam contribuindo para a uma mudança de concepção histórica e social. Buscando conteúdos e novas abordagens curriculares que demonstrassem corresponder à nossa realidade, nos identificamos com a abordagem da Didática da História. Para efetivar a investigação, adotamos o conceito de consciência histórica e narrativas que estão inseridas na área da Didática da História, que nessa pesquisa é compreendida a partir das concepções e teorizações de Jörn Rüsen. O objetivo central é investigar a contribuição do ensino de história realizado através de aulasoficinas com temáticas pertinentes às realidades dos alunos e alunas que na modalidade de jovens e adultos estão em situações de vulnerabilidades sociais. Nesse sentido, procuramos investigar como o ensino de História, numa perspectiva interseccional, auxilia no entendimento das múltiplas vulnerabilidades e as possibilidades de enfrentamento.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,4MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História; EJA; Vulnerabilidades sociais.pt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA E JOVENS EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES: A POTENCIALIDADE DAS AULAS-OFICINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃOpt_BR
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