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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COSTA, Isabelle Cristine Góes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-24T12:17:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-24T12:17:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | ENSINO DE HISTÓRIA E JOVENS EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES: A POTENCIALIDADE DAS AULAS-OFICINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A educação de jovens e adultos (EJA) é reconhecida como modalidade de ensino integrante da educação básica em vários documentos e diretrizes nacionais e internacionais. Contudo, sua especificidade ainda é ignorada, principalmente em disciplinas que não são consideradas de natureza linguística e matemática. Este estudo se realizou na Escola Municipal Professor Antônio Alves Lopes, na cidade de Feira de Santana-BA, em uma turma do estágio V (8º e 9º anos do Ensino Fundamental II) da Educação de Jovens e Adultos – EJA, sendo esta uma escola localizada em um território periférico e violentado. Esta pesquisa tem início quando empiricamente atuando na EJA nos sensibilizamos com as histórias cotidianas de ausências de direitos e relatos de vulnerabilidades. Percebemos a reprodução de um ensino de história carente de sentido e com abordagens conservadoras que em nada estavam contribuindo para a uma mudança de concepção histórica e social. Buscando conteúdos e novas abordagens curriculares que demonstrassem corresponder à nossa realidade, nos identificamos com a abordagem da Didática da História. Para efetivar a investigação, adotamos o conceito de consciência histórica e narrativas que estão inseridas na área da Didática da História, que nessa pesquisa é compreendida a partir das concepções e teorizações de Jörn Rüsen. O objetivo central é investigar a contribuição do ensino de história realizado através de aulasoficinas com temáticas pertinentes às realidades dos alunos e alunas que na modalidade de jovens e adultos estão em situações de vulnerabilidades sociais. Nesse sentido, procuramos investigar como o ensino de História, numa perspectiva interseccional, auxilia no entendimento das múltiplas vulnerabilidades e as possibilidades de enfrentamento. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,4MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; EJA; Vulnerabilidades sociais. | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA E JOVENS EM SITUAÇÕES DE VULNERABILIDADES: A POTENCIALIDADE DAS AULAS-OFICINAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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ISABELLE CRISTINE GÓES COSTA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 4,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597500/2/ISABELLE CRISTINE GÓES COSTA - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
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