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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Bizarria, Fabiana Pinto de Almeida | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barbosa, Flávia Lorenne Sampaio | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-24T12:26:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-24T12:26:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=gestao-solidaria-e-a-internacionalizacao-do-ensino-superior-ensaio-critico-propositivo&ebook_ano=2021&ebook_caps=0&ebook_org=0&ebook_open=N | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597489 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | No caminho de uma cooperação acadêmica internacional solidária, o ensaio crítico-propositivo apresenta o desenho de uma Gestão Solidária para Universidade na perspectiva de um processo de internacionalização, que integra três conjuntos teóricos articulados ao enfrentamento de crises vivenciadas pela universidade (hegemonia, legitimidade e institucionalidade), definidos nas dimensões Tradução Intercultural, Racionalidade Substantiva Cosmopolita e Modelo Multidimensional de Administração da Educação. Na sequência, define-se uma estratégia que se desdobra em um Propósitoprincípio, o conhecimento solidário, que orienta a organização político-acadêmico-administrativa no sentido de propiciar a afirmação da artesania das práticas no contexto da “decolonialidade” epistêmica. Nesses termos, a decolonialidade epistêmica é situada como uma missão política de afirmação epistemológica no terreno acadêmico e administrativo, em que solidariamente seja possível edificar uma Universidade inclusiva da diversidade cultural, sendo esta formada pela variada composição de sua comunidade. A Gestão solidária, ao integrar-se a esta política, investiga o conhecimento-solidariedade como propósito estratégico; a interação simbólica em espaços habilitadores como afirmação de agentes ativos na artesania das práticas; as redes acadêmicas como fator estratégico e como possibilidade objetiva para empreender o propósito e o consenso decisório ancorado no exercício da tradução intercultural e da ecologia de saberes. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | 1. Ensino superior. 2. Planejamento educacional. 3. Universidades e faculdades – Administração. | pt_BR |
| Título: dc.title | Gestão solidária e a internacionalização do ensino superior: ensaio crítico-propositivo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
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