Gestão solidária e a internacionalização do ensino superior: ensaio crítico-propositivo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorBizarria, Fabiana Pinto de Almeida-
Autor(es): dc.contributor.authorBarbosa, Flávia Lorenne Sampaio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-24T12:26:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-24T12:26:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://editorapantanal.com.br/ebooks.php?ebook_id=gestao-solidaria-e-a-internacionalizacao-do-ensino-superior-ensaio-critico-propositivo&ebook_ano=2021&ebook_caps=0&ebook_org=0&ebook_open=N-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597489-
Resumo: dc.description.abstractNo caminho de uma cooperação acadêmica internacional solidária, o ensaio crítico-propositivo apresenta o desenho de uma Gestão Solidária para Universidade na perspectiva de um processo de internacionalização, que integra três conjuntos teóricos articulados ao enfrentamento de crises vivenciadas pela universidade (hegemonia, legitimidade e institucionalidade), definidos nas dimensões Tradução Intercultural, Racionalidade Substantiva Cosmopolita e Modelo Multidimensional de Administração da Educação. Na sequência, define-se uma estratégia que se desdobra em um Propósitoprincípio, o conhecimento solidário, que orienta a organização político-acadêmico-administrativa no sentido de propiciar a afirmação da artesania das práticas no contexto da “decolonialidade” epistêmica. Nesses termos, a decolonialidade epistêmica é situada como uma missão política de afirmação epistemológica no terreno acadêmico e administrativo, em que solidariamente seja possível edificar uma Universidade inclusiva da diversidade cultural, sendo esta formada pela variada composição de sua comunidade. A Gestão solidária, ao integrar-se a esta política, investiga o conhecimento-solidariedade como propósito estratégico; a interação simbólica em espaços habilitadores como afirmação de agentes ativos na artesania das práticas; as redes acadêmicas como fator estratégico e como possibilidade objetiva para empreender o propósito e o consenso decisório ancorado no exercício da tradução intercultural e da ecologia de saberes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subject1. Ensino superior. 2. Planejamento educacional. 3. Universidades e faculdades – Administração.pt_BR
Título: dc.titleGestão solidária e a internacionalização do ensino superior: ensaio crítico-propositivopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons