Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA, André Fabrício de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-23T17:53:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-23T17:53:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | UFPR_André Fabrício de Souza_Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597474 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo geral desta pesquisa é compreender de que maneira a religião se constitui como objeto das Ciências Sociais nos livros didáticos de Sociologia presente no Plano Nacional do Livro Didático de 2018. Para tanto, os objetos de estudo são compostos por dois livros de Sociologia, aprovados no PNLD 2018, o Sociologia, da Editora Scipione, e o Tempos Modernos, Tempos de Sociologia, da Editora do Brasil. Esse trabalho se debruçou em investigar as formas de transposição do conhecimento científico para o conhecimento escolar, tendo por objetivos específicos a análise dos conceitos, autores, teorias e imagens presentes na obra didática. Para tanto, a metodologia utilizada foi a tabulação dos dados, construindo assim, um itinerário dos conceitos, autores, teorias e imagens mobilizadas na literatura didática, possibilitando como resultado a compreensão da religião enquanto conhecimento escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7196 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Religião | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempos Modernos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tempos de Sociologia | pt_BR |
Título: dc.title | A religião nos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Setor de Ciências Humanas, da Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | ProfSocio | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UFPR_André Fabrício de Souza_Dissertação.pdf | 7,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597474/2/UFPR_André Fabrício de Souza_Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons