Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFF universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LEAL, Maria das Mercês Palmier | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEHMANN, Lúcia de Mello e Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DELOU, Cristina Maria Carvalho | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-23T20:07:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-23T20:07:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | dissertação para impressão definitiva1301 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597470 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Baseado em que, “estudos estatístico indicam que aproximadamente 3 a 5% da população apresentam potencial acima da média estimada, em diversos contextos sociais” (ARANHA, 2005, p.19) cabe, então, investigar porque em escolas da rede pública de Niterói, que atendem aos anos iniciais do ensino fundamental, estes alunos não são identificados, não são vistos ou notados, pois certamente lá estão e sempre estiveram. Esta é a questão que deu origem a pesquisa aqui apresentada. Se alunos com altas habilidades existem, é preciso que se saiba onde estão e porque não aparecem, porque os professores não os veem. Tendo como objeto de estudo o professor e o seu olhar, a pesquisa conta com um questionário que investiga o perfil do educador e o seu conhecimento sobre altas habilidades/superdotação. Ao mesmo tempo é preciso saber como se forma este olhar do professor, que conhecimentos adquire em sua formação. A análise dos resultados obtidos dá origem a uma Campanha de Divulgação sobre Altas Habilidades/Superdotação dirigida aos professores, despertando o interesse para este tema e consequentemente desvendando seus olhares para seus alunos superdotados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,13MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Professores, formação, saberes, alunos, campanha de divulgação | pt_BR |
Título: dc.title | Altas habilidades nos anos iniciais do Ensino fundamental: um estudo sobre o olhar dos professores | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
dissertação para impressão definitiva1301.pdf | Dissertação | 2,18 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597470/2/dissertação para impressão definitiva1301.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons