Altas habilidades nos anos iniciais do Ensino fundamental: um estudo sobre o olhar dos professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFF universidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLEAL, Maria das Mercês Palmier-
Autor(es): dc.contributor.authorLEHMANN, Lúcia de Mello e Sousa-
Autor(es): dc.contributor.authorDELOU, Cristina Maria Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-23T20:07:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-23T20:07:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherdissertação para impressão definitiva1301pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597470-
Resumo: dc.description.abstractBaseado em que, “estudos estatístico indicam que aproximadamente 3 a 5% da população apresentam potencial acima da média estimada, em diversos contextos sociais” (ARANHA, 2005, p.19) cabe, então, investigar porque em escolas da rede pública de Niterói, que atendem aos anos iniciais do ensino fundamental, estes alunos não são identificados, não são vistos ou notados, pois certamente lá estão e sempre estiveram. Esta é a questão que deu origem a pesquisa aqui apresentada. Se alunos com altas habilidades existem, é preciso que se saiba onde estão e porque não aparecem, porque os professores não os veem. Tendo como objeto de estudo o professor e o seu olhar, a pesquisa conta com um questionário que investiga o perfil do educador e o seu conhecimento sobre altas habilidades/superdotação. Ao mesmo tempo é preciso saber como se forma este olhar do professor, que conhecimentos adquire em sua formação. A análise dos resultados obtidos dá origem a uma Campanha de Divulgação sobre Altas Habilidades/Superdotação dirigida aos professores, despertando o interesse para este tema e consequentemente desvendando seus olhares para seus alunos superdotados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,13MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfessores, formação, saberes, alunos, campanha de divulgaçãopt_BR
Título: dc.titleAltas habilidades nos anos iniciais do Ensino fundamental: um estudo sobre o olhar dos professorespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinemestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons