Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marchetti, Silvano | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Gianni de Lima, Isolda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Catelli, Francisco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-23T02:04:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-23T02:04:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-06-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-silvano-marchetti | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597463 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Compartilhamos neste trabalho um produto educacional resultante de pesquisa de mestrado profissional, constituído de um roteiro didático de cunho potencialmente significativo, contendo uma atividade de conhecimentos prévios e três sequências didáticas, aplicadas no experimento da pesquisa e aprimoradas a partir dos resultados obtidos. As atividades de aprendizagem são voltadas a uma formação básica em Matemática Financeira, cuja definição dos conteúdos específicos teve origem em um questionário, respondido por ministrantes do projeto Miniempresa, aplicado na escola paralelamente à realização da pesquisa, com perguntas sobre conhecimentos matemáticos e recursos tecnológicos importantes para que os estudantes participassem do projeto. A partir das respostas, foram elencados os seguintes: regra de três, proporção numérica, aumentos e descontos, juros simples e compostos, entre outros, propostos para serem desenvolvidos com a utilização de recursos tecnológicos usualmente requeridos também em atividades de diversos tipos de trabalho. Assim, este produto educacional é proposto para o contexto escolar, podendo ser aplicado em qualquer série do Ensino Médio, com o propósito de identificar, formular e introduzir situações de aprendizagem matemática compatíveis com o mundo do trabalho, com a administração financeira pessoal, em que o estudante opte, de modo consciente, por uma gestão adequada do seu dinheiro e com a inserção do empreendedorismo no ambiente escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 879 Kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática Financeira | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mundo do Trabalho | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem matemática em Educação Financeira para a formação cidadã: um roteiro didático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-silvano-marchetti.pdf | 878,83 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597463/2/produto-silvano-marchetti.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons