Aprendizagem matemática em Educação Financeira para a formação cidadã: um roteiro didático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarchetti, Silvano-
Autor(es): dc.contributor.authorGianni de Lima, Isolda-
Autor(es): dc.contributor.authorCatelli, Francisco-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-23T02:04:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-23T02:04:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-06-10-
identificador: dc.identifier.otherproduto-silvano-marchettipt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597463-
Resumo: dc.description.abstractCompartilhamos neste trabalho um produto educacional resultante de pesquisa de mestrado profissional, constituído de um roteiro didático de cunho potencialmente significativo, contendo uma atividade de conhecimentos prévios e três sequências didáticas, aplicadas no experimento da pesquisa e aprimoradas a partir dos resultados obtidos. As atividades de aprendizagem são voltadas a uma formação básica em Matemática Financeira, cuja definição dos conteúdos específicos teve origem em um questionário, respondido por ministrantes do projeto Miniempresa, aplicado na escola paralelamente à realização da pesquisa, com perguntas sobre conhecimentos matemáticos e recursos tecnológicos importantes para que os estudantes participassem do projeto. A partir das respostas, foram elencados os seguintes: regra de três, proporção numérica, aumentos e descontos, juros simples e compostos, entre outros, propostos para serem desenvolvidos com a utilização de recursos tecnológicos usualmente requeridos também em atividades de diversos tipos de trabalho. Assim, este produto educacional é proposto para o contexto escolar, podendo ser aplicado em qualquer série do Ensino Médio, com o propósito de identificar, formular e introduzir situações de aprendizagem matemática compatíveis com o mundo do trabalho, com a administração financeira pessoal, em que o estudante opte, de modo consciente, por uma gestão adequada do seu dinheiro e com a inserção do empreendedorismo no ambiente escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent879 Kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSequência didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMatemática Financeirapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMundo do Trabalhopt_BR
Título: dc.titleAprendizagem matemática em Educação Financeira para a formação cidadã: um roteiro didáticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons