PLANTAS MEDICINAIS: INTERLIGANDO SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundo-
Autor(es): dc.contributor.authorBasso, Eloisa-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-22T20:09:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-22T20:09:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-14-
identificador: dc.identifier.otherCartilha - PLANTAS MEDICINAIS - INTERLIGANDO SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597455-
Resumo: dc.description.abstractA presente cartilha que está sendo disponibilizada para você foi elaborada com muito carinho, pensando em tornar a aprendizagem do seu aluno mais significativa e prazerosa. Seu desenvolvimento se deu no âmbito do Mestrado Profissional no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF). O objetivo principal é fornecer um recurso didático que poderá ser utilizado para desenvolver conceitos/conteúdos de Ciências nos anos finais do ensino fundamental. O produto educacional está vinculado a dissertação de mestrando intitulada: ENSINO DE CIÊNCIAS COM BASE EM PLANTAS MEDICINAIS PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, de autoria de Eloisa Basso sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli. Este material elaborado para trabalhar alguns dos conceitos/conteúdos de Ciências, por meio das “Plantas Medicinais”, é relevante em função das plantas estarem presentes no ambiente natural, fazerem parte do saber popular e/ou conhecimento tradicional de muitas comunidades, principalmente as indígenas, as quais utilizam plantas medicinais na medicina caseira para o tratamento de diversas enfermidades. Por meio do estudo das plantas medicinais é possível abordar as propriedades biológicas, físicas e químicas que fazem parte dos conteúdos/conceitos de ciências do ensino fundamental a fim de desenvolver um trabalho mais contextualizado que vai ao encontro da realidade de muitos alunos. Isso permitirá que o professor consiga despertar o interesse do seu aluno bem como o desejo de aprender, pois, através da sua participação ativa no processo a aprendizagem de fato irá ocorrer. Trabalhar na perspectiva do uso do saber popular e/ou conhecimento tradicional como meio de acesso para a obtenção do conhecimento científico é uma possibilidade para que os estudantes desenvolvam habilidades e competências, como as propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e que, talvez não fossem contempladas a partir de uma aula tradicional focada somente no livro didático. De acordo com a BNCC, o termo competência é definido como, “[...] a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASIL, 2017, p. 8). Desta forma, os conceitos/conteúdos específicos da disciplina de Ciências, que devem ser trabalhados nos anos finais do Ensino Fundamental e que foram selecionados para compor este produto educacional, foram escolhidos levando em consideração a BNCC, sendo este, um documento oficial que define o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica e que norteia o currículo das escolas, a fim de garantir uma aprendizagem com base nos “princípios éticos, políticos e estéticos que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva” (BRASIL, 2017, p. 7). Todavia, além de assegurar as aprendizagens essenciais, definidas para cada etapa da educação básica, tais currículos, também precisam se adequar “à realidade local, considerando a autonomia dos sistemas ou das redes de ensino e das instituições escolares, como também o contexto e as características dos alunos”, ao considerar as especificidades dos estudantes em relação à aprendizagem, além da participação das famílias e da comunidade (BRASIL, 2017, p. 16). Mas, para que ocorra a mobilização dos saberes de acordo com a demanda do cotidiano dos estudantes de forma a garantir a aprendizagem é preciso “selecionar e aplicar metodologias diversificadas que correspondam a ritmos diferenciados e a conteúdos complementares, se necessário, para trabalhar com as necessidades de diferentes grupos de alunos, suas famílias e cultura de origem, suas comunidades, seus grupos de socialização etc.” (BRASIL, 2017, p. 17). Sendo assim, as estratégias didático-pedagógicas devem ser pensadas e elaboradas de acordo com a proposta educacional, a qual deverá favorecer os estudantes no desenvolvimento das competências a serem utilizadas em sua vida diária, em seu cotidiano da escola, no ambiente familiar e talvez num futuro próximo, no ambiente de trabalho (BRASIL, 2017). Ao considerar que vivemos em um país que possui uma enorme diversidade cultural e que esta está intimamente ligada as desigualdades sociais que permeiam as classes menos privilegiadas, as quais não têm condições de acesso a um ensino de qualidade, é fundamental que as escolas construam seus currículos a partir de “propostas pedagógicas que considerem tais necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais” (BRASIL, 2017, p. 15). A capacidade de conhecer os diferentes ambientes naturais que cercam determinadas populações humanas deu origem a um arsenal de saberes comumente denominado de conhecimentos tradicionais (BASTOS, 2013). Contudo, tais saberes, também chamados de senso-comum ou saberes da tradição representam a manifestação de um conhecimento que não está escrito nos livros. Entretanto, ao considerar a valorização desses saberes em sala de aula, por acreditar que tais experiências são valiosas no processo de ensino-aprendizagem, o professor estará contribuindo para a construção do novo conhecimento científico que lhe será apresentado. Sendo que, “nesse contexto o conhecimento popular constitui-se como uma importante ferramenta de mobilização cognitiva e afetiva do aluno para promover a percepção do novo conhecimento” (BASTOS, 2013, p. 1). No contexto das comunidades indígenas existe uma relação muito forte com os saberes da tradição em relação ao uso das plantas medicinais para o tratamento e cura de doenças, todavia, com o processo de urbanização e o desenvolvimento da indústria farmacêutica, esse costume vem se perdendo nos últimos anos, principalmente entre os jovens das comunidades (EMILIANO, 2015). Este cenário tem contribuído, para que a escola indígena avalie a sua função, enquanto instituição de ensino em relação à valorização desses saberes, tanto em benefício da saúde dos estudantes e seus familiares, quanto pela possibilidade de se utilizar tais saberes como metodologia alternativa para o ensino de conceitos/conteúdos de ciências, buscando relacionar o saber popular e/ou conhecimento tradicional com o conhecimento científico, a fim de tornar o ensino mais significativo. Portanto, o produto educacional que está sendo apresentado se trata de uma cartilha elaborada como material de apoio aos professores abordando as plantas medicinais, envolvendo conceitos/conteúdos de Ciências que podem ser trabalhados nos anos finais do ensino fundamental e que valoriza a realidade em que os alunos estão inseridos. Entretanto, apesar de ser desenvolvido no âmbito do ensino fundamental, nada impede que seja desenvolvido junto aos alunos de ensino médio, caso o professor desejar. A cartilha que contempla diversos conceitos/conteúdos dos anos finais do ensino fundamental foi estruturada com base nas seguintes plantas: bananeira, laranjeira, pinheiro-do-paraná, camomila, calêndula e citronela. Os conteúdos/conceitos que podem ser explorados de acordo com cada planta medicinal, encontram-se no Quadro 1. Tais plantas foram selecionadas por meio de uma pesquisa qualitativa realizadas com os anos finais do ensino fundamental de uma escola estadual indígena durante o ano de 2019. As seis plantas foram elencadas de acordo com os conhecimentos que os alunos apresentaram sobre elas, bem como o fácil acesso pela pesquisadora. Desta forma, ao pensarmos em uma maneira de contribuir para um ensino de qualidade que contemple todos os conteúdos/conceitos, e pensando em produzir um material didático que auxilie e facilite o trabalho do professor tanto no seu planejamento quanto na execução das suas aulas, selecionamos as seis plantas mencionadas anteriormente e os conteúdos/conceitos, levando em consideração a mudança na estrutura dos conteúdos, conforme a organização proposta nas novas coleções de livros didáticos de Ciências para os anos finais do ensino fundamental. Durante o desenvolvimento dos conceitos/conteúdos você poderá encontrar algumas estratégias de ensino-aprendizagem como atividades, vídeos e textos complementares que irão contribuir para o desenvolvimento das aulas, bem como algumas “Orientações Didáticas”, que são comentários que poderão auxiliar na problematização dos conteúdos e algumas “Dicas ao Professor”, que são explicações adicionais do conteúdo que também poderão ser utilizadas pelo professor para enriquecer a compressão daquilo que estará sendo trabalhado. As informações contidas no material foram extraídas de cartilhas, livros didáticos, sites e revistas eletrônicas, os quais foram citados no final de cada texto e/ou atividade. A cartilha está sendo disponibilizada de forma on-line e gratuita aos professores de Ciências/Química para que possam utilizá-la de forma integral ou realizando ajustes e adaptações de acordo com sua realidade.-
Tamanho: dc.format.extent1932 KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectPlantas medicinais-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos tradicionais-
Palavras-chave: dc.subjectConhecimento popular-
Título: dc.titlePLANTAS MEDICINAIS: INTERLIGANDO SABERES NO ENSINO DE CIÊNCIAS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto educacional vinculado a dissertação de mestrado profissional-
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