Samba-Enredo: a poética do carnaval de Porto Alegre

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Autor(es): dc.contributor.authorRAYMUNDO, JACSON-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-23T17:36:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-23T17:36:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-23-
identificador: dc.identifier.otherE-bookpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597452-
Resumo: dc.description.abstractUma genuína alegria é o que sinto ao convidar o leitor a acompanhar este livro, vibrando com as informações e os comentários que ele traz. Jackson Raymundo dá, aqui, sequência a um trabalho de pesquisa que já alcança quase uma década, tendo no foco principal sempre o mundo do carnaval porto-alegrense. Formado em Letras, o autor traz aqui sua dissertação de mestrado – e essas duas informações acadêmicas poderão sugerir que se trata de um intelectual frio, a estudar algo estático e tratado com absoluto distanciamento emocional. É certo que aqui temos rigor de pesquisa e ótima perspectiva analítica, mas é errado esperar que essas marcas silenciem uma forte adesão existencial do autor em relação ao tema, porque o Jackson estudou aquilo que ele mesmo vive, aprecia e considera vital para a cultura brasileira. E esse tema é nada mais, nada menos que o samba-enredo, tal como praticado pelas escolas de samba de Porto Alegre. Estudar samba num mestrado de Letras não é tão óbvio, e é menos óbvio ainda aqui no sul do Brasil, nesta Porto Alegre que tem uma relação confusa com o mundo do samba e do carnaval, relação que não raras vezes chega à exclusão social, mesmo que disfarçada. Méritos do Jackson, que, tendo estudado a literatura tradicionalmente reconhecida como tal, os clássicos do Brasil e de outras paragens, escolheu tornar o samba-enredo portoalegrense objeto de atenção crítica, sem deixar nunca de considerá-lo cordialmente, quer dizer, com o coração, e politicamente, isto é, em sua dimensão pública, como uma ação que transfigura em arte um conjunto complexo de expectativas de negociação simbólica e de integração social. Não é pouca coisa – e o estudo se sai otimamente bem da empreitada. Neste livro, o leitor vai encontrar uma narrativa que organiza a história do carnaval no Brasil, particularmente na capital gaúcha. Não se trata da única história possível, nem de uma história total, mas sim de um recorte consistente – começa com a discussão sobre as origens da palavra “samba” e passa aos primeiros desfiles de escolas de samba. Depois chega a uma sólida história do carnaval de Porto Alegre, considerada à luz da condição do povo negro. E enfim chega ao centro da pesquisa: um detalhado estudo sobre o sambaenredo, essa invenção genuinamente brasileira que envolve música e dança, literatura e história, passado e presente. O capítulo 7 é o filé do conjunto: ali, o leitor vai encontrar uma série de ensaios que desvelam marcas fortes do samba-enredo em Porto Alegre, marcas que só o historiador da cultura, como Jackson é, pode discernir, com precisão crítica, ao considerar a longa, por vezes sofrida, sempre tocante história do carnaval de Porto Alegre. Identificando e diferenciando eventos, ciclos e longas durações (conceitos claramente explicados, porque o autor tem formação acadêmica exigente mas tem igual consciência de que a pedanteria é um inimigo que deve ser vencido com a boa fluência do texto), este estudo nos conduz para o miolo da vida cultural dos protagonistas do carnaval, quase nunca reconhecidos como artistas. Jackson Raymundo não apenas celebra o mundo que analisa: há muitas passagens de crítica forte, que identifica fantasias identitárias e visões triviais do mundo, presentes ambas no material que examina. O adequado balanço entre atitude atenciosa e perspectiva crítica é, aliás, uma das chaves do valor deste estudo, uma notável contribuição para o conhecimento da história cultural de Porto Alegre. Isso tudo sem falar de algo ainda mais elementar, um valor impressionante no trabalho do autor: sendo o carnaval uma arte pouco prestigiada entre os círculos letrados, ele tem muito menos registros do que merece, o que obrigou o autor a recompor, a duras penas, o objeto de seu estudo, que deveria estar disponível em arquivos, museus, casas de cultura. Não estava, e Jackson Raymundo não desistiu enquanto não conseguiu recolher o material, tornando-o agora acessível para o futuro. Por tudo isso é que este livro merece a leitura, tanto quanto merece a guarda cuidadosa: no futuro, quem quiser saber do complexo, vibrante, contraditório mundo do carnaval e do samba-enredo em Porto Alegre encontrará aqui um marco, desses que dão orgulho a todos.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSamba-Enredopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPorto Alegrept_BR
Título: dc.titleSamba-Enredo: a poética do carnaval de Porto Alegrept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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