Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faculdade Venda Nova do Imigrante- FAVENI | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | LOPES, Mivaneide Otilia de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-22T00:05:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-22T00:05:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://revistacientificaosaber.com.br/ojs/envieseuartigo/index.php/rcmos/article/view/13/8 | - |
identificador: dc.identifier.other | RCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saber | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597423 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Objetivos: O presente artigo tem o intuito de compreender o uso e a forma como as tecnologias de comunicação influenciam o fazer pedagógico, como meios facilitadores do processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Pudemos constatar a relevância do uso didático-pedagógico dessas tecnologias no cotidiano escolar e como elas podem contribuir para uma aprendizagem significativa. Para tanto, faz-se necessário que os educadores se apropriem dessas tecnologias e aproveitem o enorme potencial que elas trazem, para enriquecer o processo educacional como um todo. Metodologia: Foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica e Documental, por considerar que seria a forma mais adequada para promover a investigação de um problema relevante em tempos de pandemia de COVID-19, o que nos forçou ao isolamento social. Resultados: Constatou-se que é preciso a devida cautela em relação ao uso das TICs pelos alunos. Por outro lado, em relação à realização de trabalhos, poderão somente copiar e colar, sem ler, interpretar, entender o que estão copiando. Para que haja uma aprendizagem significativa, faz-se necessário a intervenção e a mediação constante dos docentes durante todo o processo. Conclusão: Entendemos que não basta adquirir equipamentos tecnológicos, mas promover a capacitação profissional dos docentes de tal modo que tais equipamentos estejam a favor da aprendizagem. Portanto, planejamento e formação continuada se firmam como ainda mais relevantes na preparação e atualização dos docentes para a adequada utilização das TICs na escola, favorecendo a aprendizagem significativa. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | TICs. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação Continuada | pt_BR |
Título: dc.title | AS TICs: FERRAMENTAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Ensino de Língua portuguesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons