AS TICs: FERRAMENTAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFaculdade Venda Nova do Imigrante- FAVENIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLOPES, Mivaneide Otilia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-22T00:05:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-22T00:05:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://revistacientificaosaber.com.br/ojs/envieseuartigo/index.php/rcmos/article/view/13/8-
identificador: dc.identifier.otherRCMOS - Revista Científica Multidisciplinar O Saberpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597423-
Resumo: dc.description.abstractObjetivos: O presente artigo tem o intuito de compreender o uso e a forma como as tecnologias de comunicação influenciam o fazer pedagógico, como meios facilitadores do processo de ensino e aprendizagem na educação básica. Pudemos constatar a relevância do uso didático-pedagógico dessas tecnologias no cotidiano escolar e como elas podem contribuir para uma aprendizagem significativa. Para tanto, faz-se necessário que os educadores se apropriem dessas tecnologias e aproveitem o enorme potencial que elas trazem, para enriquecer o processo educacional como um todo. Metodologia: Foi utilizada a Pesquisa Bibliográfica e Documental, por considerar que seria a forma mais adequada para promover a investigação de um problema relevante em tempos de pandemia de COVID-19, o que nos forçou ao isolamento social. Resultados: Constatou-se que é preciso a devida cautela em relação ao uso das TICs pelos alunos. Por outro lado, em relação à realização de trabalhos, poderão somente copiar e colar, sem ler, interpretar, entender o que estão copiando. Para que haja uma aprendizagem significativa, faz-se necessário a intervenção e a mediação constante dos docentes durante todo o processo. Conclusão: Entendemos que não basta adquirir equipamentos tecnológicos, mas promover a capacitação profissional dos docentes de tal modo que tais equipamentos estejam a favor da aprendizagem. Portanto, planejamento e formação continuada se firmam como ainda mais relevantes na preparação e atualização dos docentes para a adequada utilização das TICs na escola, favorecendo a aprendizagem significativa.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTICs.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDocentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFerramentaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFormação Continuadapt_BR
Título: dc.titleAS TICs: FERRAMENTAS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEnsino de Língua portuguesapt_BR
Aparece nas coleções:Portal

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons