ENSINO DE HISTÓRIA PARA MIGRANTES: CONHECENDO SUJEITOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS EM PORTO ALEGRE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorKARAM, MARIA DO CARMO RODRIGUES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-22T16:46:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-22T16:46:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-11-23-
identificador: dc.identifier.otherMARIA KARAMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597409-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação insere-se nos debates que se desenrolam em torno das migrações contemporâneas e do ensino de história numa perspectiva intercultural e interdisciplinar dos temas sensíveis e de uma educação para os direitos humanos. Migrações que revelam deslocamentos forçados, explicitam fronteiras complexas, não como coisas (cerca ou muro), mas como relações sociais marcadas por tensões. Assim, é importante atentar para as dinâmicas de fronteiras. O foco aqui recai sobre os grupos migrantes presentes, entre 2018 e 2019, na cidade de Porto Alegre, os espaços educativos em que estão inseridos e, por fim, mas não menos relevante, a forma com que a história vem sendo ensinada a esses sujeitos nestes espaços. Pensando a partir de Mezzadra, no campo dos estudos de migração e fronteira, e a partir de Cerri e Bittencourt, no campo do ensino de História, a pesquisa buscou conhecer quais fronteiras estão postas à frente e quais atravessam os sujeitos em deslocamento por meio dos conceitos trabalhados e das dinâmicas de ensino nas aulas em que estão inseridos. A investigação perseguiu, a partir dos espaços educativos e do trabalho com migrantes, as narrativas históricas apresentadas a estes grupos. Buscou também, entender mais sobre o perfil destes sujeitos que migram e quais seus percursos em solo porto-alegrense partindo de suas experiências de ensino-aprendizagem. Para tanto, a atenção voltou-se aos espaços não formais (no sentido da escolarização) que cumprem tarefas educativas para com esta população, para as ações educativas neles desenvolvidas e para o tipo de história ensinada nesse contexto, se dentro dos marcos da disciplina ou numa perspectiva (in) disciplinada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.285 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfhitóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMigrações contemporâneaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEspaços educativospt_BR
Título: dc.titleENSINO DE HISTÓRIA PARA MIGRANTES: CONHECENDO SUJEITOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS EM PORTO ALEGREpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinedissertaçãopt_BR
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