Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | KARAM, MARIA DO CARMO RODRIGUES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-22T16:46:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-22T16:46:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-11-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | MARIA KARAM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597409 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente dissertação insere-se nos debates que se desenrolam em torno das migrações contemporâneas e do ensino de história numa perspectiva intercultural e interdisciplinar dos temas sensíveis e de uma educação para os direitos humanos. Migrações que revelam deslocamentos forçados, explicitam fronteiras complexas, não como coisas (cerca ou muro), mas como relações sociais marcadas por tensões. Assim, é importante atentar para as dinâmicas de fronteiras. O foco aqui recai sobre os grupos migrantes presentes, entre 2018 e 2019, na cidade de Porto Alegre, os espaços educativos em que estão inseridos e, por fim, mas não menos relevante, a forma com que a história vem sendo ensinada a esses sujeitos nestes espaços. Pensando a partir de Mezzadra, no campo dos estudos de migração e fronteira, e a partir de Cerri e Bittencourt, no campo do ensino de História, a pesquisa buscou conhecer quais fronteiras estão postas à frente e quais atravessam os sujeitos em deslocamento por meio dos conceitos trabalhados e das dinâmicas de ensino nas aulas em que estão inseridos. A investigação perseguiu, a partir dos espaços educativos e do trabalho com migrantes, as narrativas históricas apresentadas a estes grupos. Buscou também, entender mais sobre o perfil destes sujeitos que migram e quais seus percursos em solo porto-alegrense partindo de suas experiências de ensino-aprendizagem. Para tanto, a atenção voltou-se aos espaços não formais (no sentido da escolarização) que cumprem tarefas educativas para com esta população, para as ações educativas neles desenvolvidas e para o tipo de história ensinada nesse contexto, se dentro dos marcos da disciplina ou numa perspectiva (in) disciplinada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.285 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Profhitória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Migrações contemporâneas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Espaços educativos | pt_BR |
Título: dc.title | ENSINO DE HISTÓRIA PARA MIGRANTES: CONHECENDO SUJEITOS E ESPAÇOS EDUCATIVOS EM PORTO ALEGRE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria Karam.pdf | . | 1,81 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597409/1/Maria Karam.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: