A metodologia de ensino da filosofia em escolas públicas de Goiânia: o debate sobre o que é a Filosofia e seu lugar no Ensino Médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Goiáspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarrigo, Alessandra da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira, Evandson Paiva-
Autor(es): dc.contributor.authorSchulz, Almiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-22T14:00:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-22T14:00:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA metodologia de ensino da filosofia em escolas públicas de Goiânia: o debate sobre o que é a Filosofia e seu lugar no Ensino Médiopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597405-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é apresentar alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa denominada “As condições de Ensino da Filosofia na rede estadual de Goiás”, que vem sendo realizada pelo Kalos – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Filosofia do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/Cepae em parceria com a Faculdade de Filosofia/Fafil, da Universidade Federal de Goiás, desde 2008. Esta pesquisa tem como finalidades básicas: a) fazer um levantamento bibliográfico do estado da arte da produção acadêmica sobre ‘ensino de filosofia’ em nível Stricto Sensu, no período de 1997 a 2007, ou seja, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96); e b) investigar e analisar in locus as condições da presença da filosofia hoje no ensino médio na rede estadual de Goiás, no município de Goiânia. Nesta ocasião, apresenta-se uma análise crítica dos resultados encontrados na segunda etapa de investigação, ou seja, com a aplicação dos questionários nas escolas, que ocorreu no ano de 2009. A referida análise diz respeito à metodologia de ensino utilizada pelos professores, na opinião de alunos e próprios professores de escolas das regiões central e leste de Goiânia. A mesma nos permitiu constatar a dificuldade dos professores em superar o método tradicional de ensino, “muito provavelmente aprendido na graduação (por meio inclusive dos exemplos dos professores)” (SILVEIRA, p. 155, 2005), bem como apontou para a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre as especificidades do ensino da Filosofia no nível médio dentro e fora do espaço escolar. Verificou-se ainda necessidade de se “(...) criar espaços de reflexão em relação ao ensino de filosofia, a fim de constatar as deficiências com relação a essa disciplina e discutir a identidade dessa na escola básica, criando alternativas para o seu ensino” (RIBAS, MELLER E GONÇALVES, 2004, p. 180). Pois somente dessa maneira será possível contribuir para a consolidação dela, enquanto disciplina, na educação básica para que dessa forma a presença da Filosofia no ensino médio não resulte inócua e inexpressiva na formação dos educandos deste nível de ensino (ALVES, 2002).pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMetodologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscola públicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGoiâniapt_BR
Título: dc.titleA metodologia de ensino da filosofia em escolas públicas de Goiânia: o debate sobre o que é a Filosofia e seu lugar no Ensino Médiopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons