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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carrigo, Alessandra da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Evandson Paiva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Schulz, Almiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-22T14:00:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-22T14:00:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | A metodologia de ensino da filosofia em escolas públicas de Goiânia: o debate sobre o que é a Filosofia e seu lugar no Ensino Médio | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597405 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo deste trabalho é apresentar alguns dos resultados obtidos com o desenvolvimento da pesquisa denominada “As condições de Ensino da Filosofia na rede estadual de Goiás”, que vem sendo realizada pelo Kalos – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Ensino da Filosofia do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação/Cepae em parceria com a Faculdade de Filosofia/Fafil, da Universidade Federal de Goiás, desde 2008. Esta pesquisa tem como finalidades básicas: a) fazer um levantamento bibliográfico do estado da arte da produção acadêmica sobre ‘ensino de filosofia’ em nível Stricto Sensu, no período de 1997 a 2007, ou seja, após a promulgação da Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96); e b) investigar e analisar in locus as condições da presença da filosofia hoje no ensino médio na rede estadual de Goiás, no município de Goiânia. Nesta ocasião, apresenta-se uma análise crítica dos resultados encontrados na segunda etapa de investigação, ou seja, com a aplicação dos questionários nas escolas, que ocorreu no ano de 2009. A referida análise diz respeito à metodologia de ensino utilizada pelos professores, na opinião de alunos e próprios professores de escolas das regiões central e leste de Goiânia. A mesma nos permitiu constatar a dificuldade dos professores em superar o método tradicional de ensino, “muito provavelmente aprendido na graduação (por meio inclusive dos exemplos dos professores)” (SILVEIRA, p. 155, 2005), bem como apontou para a necessidade de uma discussão mais aprofundada sobre as especificidades do ensino da Filosofia no nível médio dentro e fora do espaço escolar. Verificou-se ainda necessidade de se “(...) criar espaços de reflexão em relação ao ensino de filosofia, a fim de constatar as deficiências com relação a essa disciplina e discutir a identidade dessa na escola básica, criando alternativas para o seu ensino” (RIBAS, MELLER E GONÇALVES, 2004, p. 180). Pois somente dessa maneira será possível contribuir para a consolidação dela, enquanto disciplina, na educação básica para que dessa forma a presença da Filosofia no ensino médio não resulte inócua e inexpressiva na formação dos educandos deste nível de ensino (ALVES, 2002). | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola pública | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Goiânia | pt_BR |
Título: dc.title | A metodologia de ensino da filosofia em escolas públicas de Goiânia: o debate sobre o que é a Filosofia e seu lugar no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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