LET US PLAY: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA VIRTUAL PARA DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorReis, Caroline Rezende-
Autor(es): dc.contributor.authorRavagnani, Fabricio Cesar de Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-20T17:46:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-20T17:46:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
identificador: dc.identifier.otherLET US PLAY: MAXIMIZAÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLARpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597395-
Resumo: dc.description.abstractTendo em vista os benefícios da atividade física (AF) para saúde dos escolares e a contribuição da educação física (EF) escolar para o fomento à prática de AF, propomos a produção e implementação de um curso virtual – on-line, massivo e aberto (MOOC), de formação continuada para docentes de EF englobando a temática de AF e saúde, EF na educação profissional e tecnológica (EPT) e a estratégia LET US Play (LUP) – método que visa a maximizar a AF mediante a modificação de jogos e brincadeiras tradicionais a partir da identificação da presença de barreiras primárias à prática de AF. Para tanto, foi necessário inventariar as produções stricto sensu acerca da formação continuada de professores de EF e EF e saúde na escola; produzir o material do curso a partir da revisão de literatura dos temas abordados; organizar o ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA); e testar a usabilidade do curso proposto. Realizamos uma pesquisa aplicada, com abordagem quanti qualitativa. Além da pesquisa bibliográfica, aplicamos questionário para caracterização dos participantes do curso (docentes de EF do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul – IFMS), denominados juízes, e um questionário para análise do curso a partir da crítica quanto à sua organização, conteúdo e relevância. A investigação foi guiada pela Análise de conteúdo e pelo índice de validação de conteúdo (IVC). A partir do levantamento dos trabalhos stricto sensu, percebemos que as pesquisas na área são incipientes. De acordo com a percepção dos sujeitos participantes da pesquisa, o curso demonstra potencial para fomentar a reflexão sobre suas práticas profissionais e a importância de incentivar seus alunos a serem fisicamente ativos, além de capacitá-los a aplicar os princípios LUP em suas aulas, sendo indicado um IVC de 0,94 para o quesito organização, 0,90 para o conteúdo e 0,83 para a relevância. O MOOC proposto funciona como uma ferramenta que pode ser utilizada como ação de formação continuada para docentes de EF, a fim de maximizar a AF nas aulas de EF.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent9.728KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaúdept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Título: dc.titleLET US PLAY: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA VIRTUAL PARA DOCENTES DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineEDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
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