Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, Arlon Peixoto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-20T01:39:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-20T01:39:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_GD_EDUCIMAT | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597394 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia didático intitulado “Águas do Itapemirim: um rio de conhecimento”, é fruto de um trabalho de pesquisa de mestrado desenvolvido durante 2019, orientado pela Prof.ª Dra. Manuella Villar Amado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Trata-se de uma intervenção pedagógica ancorada nos pressupostos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, da educação CTS/CTSA e da confluência dessas teorias envolvendo questões locais e regionais do potencial pedagógico do Rio Itapemirim, tomado como espaço de educação não formal. A prática pedagógica aqui proposta foi aplicada e contou com a participação de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II da Escola “Pedro Siqueira”, no município de Itapemirim, sul do estado do Espírito Santo. Apresentamos, de forma resumida, a intervenção pedagógica desenvolvida com esses alunos. Por meio dessa prática, procuramos estabelecer um diálogo interdisciplinar em torno do potencial pedagógico partindo da temática “Águas do Rio Itapemirim”, na qual o aluno pudesse observar e investigar os impactos ambientais que afetam o rio e as possíveis causas e seus reflexos na esfera social, além de apontar formas de minimizar os problemas. O presente trabalho apresenta conceitos científicos de forma contextualizada e interdisciplinar, articulando os conteúdos escolares aos saberes científicos e saberes do senso comum. Cada professor, a partir dos objetos do conhecimento, habilidades específicas por área do conhecimento, poderá planejar ações que promovam aprendizagem das suas turmas de forma dinâmica por meio da realidade do sujeito, tendo como referência as etapas aqui apontadas. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 13 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA. Espaço de educação não formal. Abordagem temática. Educação científica. Cidadania | - |
Título: dc.title | ÁGUAS DO ITAPEMIRIM: UM RIO DE CONHECIMENTO GUIA PARA AULA DE CAMPO NO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCAIS E MATEMÁTICA | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: