SEQUÊNCIA DE LEITURA DE CRÔNICAS LITERÁRIAS: DE PROTÓTIPO DE LEITURA A SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) Campus Cornélio Procópiopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBranco, Osnir-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros, Eliana Merlin Deganutti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-19T18:52:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-19T18:52:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-19-
identificador: dc.identifier.otherProdução Técnica Educacional Osnir Brancopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597375-
Resumo: dc.description.abstractPROFESSOR@, este material é o produto resultante de uma pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino – PPGEN – da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Campus de Cornélio Procópio. O objetivo é apresentar dois produtos: um protótipo de leitura criado pela nossa pesquisa; e uma sequência de leitura de crônicas elaborada a partir do protótipo. O protótipo de leitura foi criado como uma base metodológica para o ensino da leitura em contextos didáticos diversos, desde a Educação Básica até o Ensino Superior, a partir da abordagem de prototipagem do ensino proposta por Rojo (2017), e tendo como pilar teórico os níveis de leitura de Martins (2006) e as etapas de leitura de Menegassi (2005). Na nossa pesquisa, este protótipo serviu como uma estrutura vazada que deu suporte à elaboração e desenvolvimento de uma sequência de atividades de leitura organizada em torno do gênero “crônica literária”, implementada em um primeiro ano de um curso de Licenciatura em Letras de uma universidade estadual do Paraná. Primeiramente, apresentamos o protótipo de leitura criado por nós, inspirado no conceito de protótipo de ensino de Rojo (2017), seguido de três quadros de perguntas norteadoras para o ensino da leitura, bem como uma síntese de como esse se organiza e dos princípios teóricos e metodológicos que o norteiam. Logo em seguida, apresentamos uma sinopse da sequência de leitura de crônicas literárias, organizada em encontros de leitura, nos quais se deram a mediação de leitura e a realização das atividades subsequentes. Trazemos as atividades elaboradas e os possíveis desdobramentos e dificuldades que podem PROFESSOR @@, venha bater um papo co nosco! ser observados na implementação. Apresentamos possibilidades de abordagens de outros textos que não os utilizados nesta proposta para demonstrar as possibilidades de adequação e readequação de atividades de leitura em relação ao nível ou etapa de escolaridade que se pretende mediar leitura. Também inserimos hiperlinks para acesso aos textos de apoio e possibilidades de flexibilização das atividades de cada encontro, levando em consideração o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Com isso, trazemos para você, PROFESSOR@, uma sequência de atividades de leitura já implementada e validada em um contexto determinado (1° ano do curso de Letras); no entanto, ela pode ser implementada em outros contextos. Por exemplo, se você, PROFESSOR@, atua em algum Centro de Educação Infantil (CEI) pode utilizar nossa sequência para trabalhar com leituras sensoriais, pois, nos primeiros anos de vida da criança, a leitura é predominantemente sensorial. PROFESSOR@, apesar de o gênero textual crônica literária ter sido escolhido para a construção da sequência, ela pode ser adaptada a outros gêneros, tradicionais ou multimodais. Ou seja, nossa pesquisa não se esgota em um contexto, mas pode ser adaptada a vários contextos de acordo com as necessidades de desenvolvimento de leitura de cada público leitor. Cabe ainda ressaltar que os níveis a serem priorizados (sensorial, emocional, racional e reflexivo) dependem do contexto de implementação. Em nosso trabalho, por estarmos diante de uma turma de ensino superior priorizamos o racional e o reflexivo por conta da nossa expectativa de resposta desses leitores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent732,52 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional - Ensinopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional - Formação de leitorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional - Letramentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional - Protótipo de leiturapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProdução Técnica Educacional - Crônica literáriapt_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DE LEITURA DE CRÔNICAS LITERÁRIAS: DE PROTÓTIPO DE LEITURA A SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADESpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino (PPGEN)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão do Mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons