Matemática e surdez: Uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano para professores de

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLemos, Adriana Muniz da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorLacerda, Thiago Correa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-18T10:53:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-18T10:53:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-
identificador: dc.identifier.otherCurso de Formação Continuadapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597339-
Resumo: dc.description.abstractO aluno surdo é um ser que utiliza uma língua e cultura própria. Essa concepção socioantropológica da surdez, entende que o bilinguismo é o melhor método para ensino para surdos . Para contribuir com esta relação direta aluno-docente, nosso trabalho inicia-se com um levantamento bibliográfico com o objetivo de buscar nas plataformas digitais Scielo, Capes e BVS registros na última década que mostrem metodologias de ensino para alunos surdos na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental. A pesquisa na literatura digital nos indica haver uma escassez de sequencias didáticas em geral, o que se vê são sinais soltos sem orientação ordenada. Diante da informação, partimos com empoderamento para elaboração de uma ementa de curso de formação continuada para os professores de Matemática e áreas afins do 6º ao 9º ano. Nesse contexto, esta ementa de forma semipresencial, que tem por base a visão socioantropológica da surdez, visa diminuir a distância que há entre o professor e o aluno surdo, criando assim novas possibilidades didáticas-metodológicas e enriquecimento das aulas de matemática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent581 kpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMatemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Título: dc.titleMatemática e surdez: Uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano para professores dept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons