Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Lemos, Adriana Muniz da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lacerda, Thiago Correa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-18T10:53:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-18T10:53:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Curso de Formação Continuada | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597339 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O aluno surdo é um ser que utiliza uma língua e cultura própria. Essa concepção socioantropológica da surdez, entende que o bilinguismo é o melhor método para ensino para surdos . Para contribuir com esta relação direta aluno-docente, nosso trabalho inicia-se com um levantamento bibliográfico com o objetivo de buscar nas plataformas digitais Scielo, Capes e BVS registros na última década que mostrem metodologias de ensino para alunos surdos na disciplina de Matemática do Ensino Fundamental. A pesquisa na literatura digital nos indica haver uma escassez de sequencias didáticas em geral, o que se vê são sinais soltos sem orientação ordenada. Diante da informação, partimos com empoderamento para elaboração de uma ementa de curso de formação continuada para os professores de Matemática e áreas afins do 6º ao 9º ano. Nesse contexto, esta ementa de forma semipresencial, que tem por base a visão socioantropológica da surdez, visa diminuir a distância que há entre o professor e o aluno surdo, criando assim novas possibilidades didáticas-metodológicas e enriquecimento das aulas de matemática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 581 k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | pt_BR |
Título: dc.title | Matemática e surdez: Uma proposta de formação continuada para professores do 6º ao 9º ano para professores de | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Curso de Formação Continuada (1).pdf | 581,58 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597339/2/Curso de Formação Continuada (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons