Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Araújo, Eliete Ribeiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-18T00:29:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-18T00:29:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Eliete Ribeiro Araújo ProfHistória UFT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597337 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação tem como tema os usos de memes de internet em atividades pedagógicas para a construção da aprendizagem histórica pautada na educação étnico-racial. Exercícios de leituras e produção de memes mediaram experiências de mobilização de conhecimentos históricos dos estudantes, ao revisitarem conteúdos históricos referentes à escravidão africana no Brasil, com objetivo de promover educação étnico-racial a partir da problematização do meme nego como representação social do racismo contra afrodescendentes em 2019. Foram observadas as mediações dessas atividades numa turma de 2º ano do Ensino médio do Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, em Porto Franco- MA e as formas de estudantes estabeleceram relações entre o tempo presente e o passado histórico, utilizando a pesquisa-ação como metodologia principal e fundamentos teórico-metodológicos relacionados ao campo da Educação histórica em que métodos instrumentais como a produção de memes e de relatos escritos possibilitaram formas de acessar ideias históricas de sujeitos em situação escolar, realizar intervenções pedagógicas e avaliar os seus resultados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3656 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação étnico-racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memes de internet | pt_BR |
Título: dc.title | Usos de memes de internet na aprendizagem histórica: uma proposta de educação étnico-racial no Centro de Ensino Fortunato Moreira Neto, em Porto Franco-MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Eliete Ribeiro Araújo ProfHistória UFT.pdf | 3.66 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597337/2/Eliete Ribeiro Araújo ProfHistória UFT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons