Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFBAIANO CATU | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Paixão, Maristella Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-17T16:51:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-17T16:51:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertação_MaristellaAndradePaixão | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597334 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a influência que a Inteligência Emocional (IE) pode exercer sobre o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, buscando verificar se uma pedagogia – Pedagogia da Emoção - baseada no estímulo ao bem-estar psíquico e emocional, cognitivo e afetivo, pode ressignificar a prática educativa de literatura. A IE proporciona a capacidade de reconhecer e gerir as nossas emoções e as dos outros, de nos motivarmos e de gerir os nossos relacionamentos, já que as emoções integram processos lógicos de raciocínio e tomadas de decisão, auxiliando o raciocínio e abrindo os canais para a aprendizagem. O estudo foi realizado e concebido segundo o método histórico-dialético, cuja metodologia se constituiu no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) de um conteúdo curricular de literatura brasileira do período Realista/Naturalista, buscando estabelecer uma relação entre o passado e o presente, por meio da prática da contextualização e do estímulo ao pensamento crítico e reflexivo. A SD foi desenvolvida com alunos do ensino médio regular noturno de uma escola pública e validada por professores do IFBA, IFBAIANO e IFMA, sendo, portanto, indicada também para o contexto do ensino técnico-profissional. A pesquisa é de natureza aplicada e abordagem qualitativa, na qual os resultados obtidos mostraram que uma prática baseada em estratégias neurolinguísticas, sinestésicas e de regulação de emoções positivas e negativas produzem relações afetivas favoráveis ao processo de aprendizagem, confirmando que o estudo se constitui um importante instrumento de reflexão acerca das práticas de ensino-aprendizagem por trazer no seu escopo uma proposta que pode contribuir para uma educação integradora e humanizada, confirmando sua hipótese e atingindo seus objetivos. O embasamento teórico da pesquisa recorreu a autores renomados como Howard Gardner (2010), Daniel Goleman (1995, 2010), Antônio Damásio (2004, 2012), Rildo Cosson (2018), Lilian Bacich (2016), Laurence Bardin (2016), Silvio Gamboa (2006), Antônio Zaballa (1998), dentre outros. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8552 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Emoção. Inteligência Emocional. Literatura. Metodologia Ativa. Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | A Pedagogia da Emoção: contribuições para a prática de ensino-aprendizagem de literatura | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológico | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertação_MaristellaAndradePaixao.pdf | 8,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597334/2/Dissertação_MaristellaAndradePaixao.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons