A Pedagogia da Emoção: contribuições para a prática de ensino-aprendizagem de literatura

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Autor(es): dc.contributorIFBAIANO CATUpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPaixão, Maristella Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-17T16:51:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-17T16:51:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-
identificador: dc.identifier.otherDissertação_MaristellaAndradePaixãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597334-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a influência que a Inteligência Emocional (IE) pode exercer sobre o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, buscando verificar se uma pedagogia – Pedagogia da Emoção - baseada no estímulo ao bem-estar psíquico e emocional, cognitivo e afetivo, pode ressignificar a prática educativa de literatura. A IE proporciona a capacidade de reconhecer e gerir as nossas emoções e as dos outros, de nos motivarmos e de gerir os nossos relacionamentos, já que as emoções integram processos lógicos de raciocínio e tomadas de decisão, auxiliando o raciocínio e abrindo os canais para a aprendizagem. O estudo foi realizado e concebido segundo o método histórico-dialético, cuja metodologia se constituiu no desenvolvimento de uma Sequência Didática (SD) de um conteúdo curricular de literatura brasileira do período Realista/Naturalista, buscando estabelecer uma relação entre o passado e o presente, por meio da prática da contextualização e do estímulo ao pensamento crítico e reflexivo. A SD foi desenvolvida com alunos do ensino médio regular noturno de uma escola pública e validada por professores do IFBA, IFBAIANO e IFMA, sendo, portanto, indicada também para o contexto do ensino técnico-profissional. A pesquisa é de natureza aplicada e abordagem qualitativa, na qual os resultados obtidos mostraram que uma prática baseada em estratégias neurolinguísticas, sinestésicas e de regulação de emoções positivas e negativas produzem relações afetivas favoráveis ao processo de aprendizagem, confirmando que o estudo se constitui um importante instrumento de reflexão acerca das práticas de ensino-aprendizagem por trazer no seu escopo uma proposta que pode contribuir para uma educação integradora e humanizada, confirmando sua hipótese e atingindo seus objetivos. O embasamento teórico da pesquisa recorreu a autores renomados como Howard Gardner (2010), Daniel Goleman (1995, 2010), Antônio Damásio (2004, 2012), Rildo Cosson (2018), Lilian Bacich (2016), Laurence Bardin (2016), Silvio Gamboa (2006), Antônio Zaballa (1998), dentre outros.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8552 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Emoção. Inteligência Emocional. Literatura. Metodologia Ativa. Sequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleA Pedagogia da Emoção: contribuições para a prática de ensino-aprendizagem de literaturapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPT - Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológicopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMESTRADOpt_BR
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